Século XII: Surgiu na Inglaterra um jogo de boliche na grama, que tinha por objetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo porém sem derrubá-lo. Século XIX: A versão com 10 pinos (“ten pin bowling”) dispostos na forma triangular, foi criada nos Estados Unidos, e depois, no século XX se expandiu para o mundo.
Há estudos que mencionam um jogo, na Polinésia, chamado de “ula maika”, tido como a origem do boliche. Segundo historiadores, trata-se de um dos mais antigos esportes de bolas arremessadas, sendo considerado um irmão do bocha.
No mês de agosto de 2010, em sua XIX edição, os Jogos Recreativos Regionais, com o intuito de ampliar e promover maior participação de alunos cadeirantes com deficiência física neuromotora, ou que apresentam dificuldades de equilíbrio, criou a prova do “boliche adaptado”.
68 centímetros
R$ 40,00 cada. Podem ser vendidos separadamente.
O tamanho máximo da bola é de 68,5 cm de diâmetro. O peso varia entre 2 kg (para crianças), até 7,26 kg.
A pontuação de uma partida ou linha varia de acordo com a quantidade de pinos e o momento que o jogador os derruba. A pontuação pode ir de zero (quando nenhum pino é derrubado nas dez jogadas ou “frames”) até o máximo possível de 300 pontos, ou seja, 12 “strikes” consecutivos.
COMO JOGAR BOLICHE
O objetivo da bocha consiste na marcação de pontos, através do lançamento das bolas, a fim de que elas se aproximem de um ponto, determinado aleatoriamente pelo lançamento de um objeto, o bolim.
O jogo de boliche é composto de dez lances; em cada um deles, todo jogador tem direito a dois arremessos por vez, a menos que consiga derrubar todos os pinos na primeira jogada, conseguindo um strike. Nesse caso, ele não pode arremessar a segunda bola.