Quando Começa A Dar Enjoo Na Gravidez?

Quando começa a dar enjoo na gravidez

Apesar de ser o sonho de muitas mulheres, nem tudo é perfeito durante a fase de gestação. Entre as reclamações mais comuns está o enjoo na gravidez, sintoma que afeta cerca de 70% a 80% das gestantes.

Hidrate-se

Apesar de ser mais frequente de manhã, o enjoo pode acontecer em qualquer momento do dia, acompanhado ou não de vômitos. Durante a gestação, tanto o olfato quanto o paladar da mulher ficam mais aguçados, o que pode fazer com que ela se sinta enjoada com aromas e alimentos.

A gente sabe que perfumes fortes demais ou cheiros desagradáveis podem desencadear mais um episódio de náuseas. Como o estrogênio é o principal hormônio do olfato, o nariz da grávida irá ficar muito mais aguçado. Para os momentos em que você não consegue abrir uma janela para o cheiro em embora, tente levar na bolsa uma garrafa com extrato de limão, ou ainda um ramo de alecrim fresco. Quando os cheiros persistirem, inspire o aroma para se sentir melhor.

O que causa o enjoo na gravidez? 

O que causa o enjoo na gravidez? 

A descoberta da gravidezé uma jornada incrível, mas com ela, os enjoospodem não ser tanto assim. Para fugir do problema que geralmente afeta 70% das grávidas, de acordo com o livro The Working Woman’s Pregnancy, te contamos 8 dicas de ouro para ajudar você a passar por esse perrengue sem pânico!

Por outro lado, os sentidos do olfato e do paladar apuram-se e pode sentir-se enjoada com cheiros familiares e passar a rejeitar alguns alimentos, agravando os enjoos. Esta sensibilidade olfativa pode perdurar até à 20ª semana, altura em que começam a diminuir.

O que é bom para o enjoo na gravidez?

Não sentir enjoo durante a gravidez é algo normal que pode acontecer com algumas mulheres, pois esse é um sintoma que pode variar bastante. Por isso, enquanto algumas gestantes se queixam de náuseas e vômitos, outras praticamente não sentem nada.

O motivo dos enjoos matinais na gravidez é por que a mulher está muitas horas sem se alimentar durante a noite. Porém, ao longo do dia a sensação de enjoo e de fome podem se alternar, sendo o recomendado que a gestante sempre se alimente após o enjoo passar, o que evita que ele volte mais rápido.

Abstinência sexual não serve como política pública de saúde | Coluna

Abstinência sexual não serve como política pública de saúde | Coluna

Se o incômodo persistir após o tempo considerado normal, principalmente se vier junto a vômitos em excesso, o recomendado é que a gestante informe ao médico para que seja verificado se não há algum problema em relação à saúde da mãe ou do bebê.

Além dos medicamentos encontrados nas farmácias, também é possível aliviar os sintomas de enjoo e vômito com o uso de receitas caseiras fáceis e que não causam nenhum prejuízo ao bebê. Confira algumas delas:

Mesmo parecendo uma dica óbvia, é muito importante ingerir líquidos ao longo do dia, pois a desidrataçãopode causar ainda mais enjoo. Como as vezes é difícil fazer com que o corpo os aceite, tente ingerir alimentos salgados para sentir sede, ou até mesmo chupar pedras de gelo em dias mais quentes. “Ela pode optar ainda por água gelada, de coco ou isotônicos”, comenta o obstetra.

Fracione as refeições

Essa sensação de mal-estar é mais comum no início da gravidez, sendo um dos primeiros sinais que levam a mulher a suspeitar que está à espera de um bebê. Para aliviar o incômodo do enjoo matinal e vômitos, algumas precauções podem ser tomadas.

Esse sintoma pode vir isoladamente ou acompanhado de outros, como aumento da vontade de fazer xixi, cansaço e sensibilidade nos seios. O mais comum é que os enjoos fiquem mais intensos durante o 2º e o 3º mês.

Pílula anticoncepcional | Tira-dúvidas com especialista #09

A “hormona da gravidez” – Gonadotrofina coriónica humana ou hCG – e a progesterona desempenham um papel fundamental no complexo processo de gerar uma nova vida e estão na origem dos incómodos e enjoos matinais (assim conhecidos mas que podem ocorrer a qualquer hora do dia).

Usar uma pulseira anti-enjoo ajuda a reduzir o sintoma significativamente. Ela contém um botão de plástico que pressiona levemente um ponto de acupuntura, ajudando a manter o equilíbrio entre visão e audição, reduzindo o enjoo. Essa pulseira pode ser encontrada nas farmácias.

Por essa razão, caso exista a suspeita de uma gravidez, o mais indicado é que a mulher faça um teste de gravidez ou então procure um clínico geral para que seja feito o diagnóstico correto.

É bom sentir enjoo na gravidez?

Cientistas americanos publicaram na revista científica Reproductive Toxicology um estudo que comprova que grávidas que enjoam estão menos propensas a sofrer aborto ou parto prematuro. Ou seja, sentir enjoos é um bom sinal de que a gravidez vai bem.

Quando a grávida tem enjoos esse sinal é bom ou ruim?

Cientistas americanos publicaram na revista científica Reproductive Toxicology um estudo que comprova que grávidas que enjoam estão menos propensas a sofrer aborto ou parto prematuro. Ou seja, sentir enjoos é um bom sinal de que a gravidez vai bem.