Ter um testículo um pouco maior que o outro é normal. Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes.
Causas dos testículos pequenos Testículos distópicos (palpados, mas fora da bolsa escrotal) Diminuídos pela varicocele. Geralmente é unilateral, a esquerdo, mas pode ser bilateral. Testículos atróficos, uni ou bi, por traumatismo na bolsa testicular ou por doença infecciosa viral.
O tratamento para varicocele geralmente só é recomendado quando o homem apresenta sintomas. Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.
O tratamento de varicocele é sempre cirúrgico, com isso, visando bloquear as veias comprometidas e fazer o sangue procurar trajetos alternativos, por veias saudáveis. Pode-se bloquear as veias doentes por cirurgias clássicas na virilha ou no abdome, por laparoscopia, ou por radiologia intervencionista.
Varicocele é uma dilatação das veias que drenam cada testículo, geralmente relacionada a incompetência das válvulas venosas e pode colocar em risco a fertilidade do homem. Tem causa multifatorial, sendo a genética um fator muito importante. Não há relação direta com levantar peso.
Estes pacientes apresentam dor em repouso, dor essa que é exacerbada pela movimentação dos testículos. A atividade sexual pode, portanto, aumentar a dor nestes pacientes que já têm uma inflamação crônica. O diagnóstico da varicocele é feito pelo exame físico, ultrassonografia testicular com Doppler e espermograma.
O tratamento da varicocele é feito atrtavés de cirurgia, onde as veias dilatadas são amarradas. Porém não são todos os homens com varicocele que tem infertilidade, a maioria dos homens com varicocele tem filhos sem nenhuma dificuldade. E a varicocele não causa nenhum risco de mal formação ao bebê, sendo saudáveis.
Fatores de risco O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. A varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão impedem o fluxo adequando de sangue. Isso causa inchaço e alargamento das veias, formando as varizes, como ocorre nas pernas.
Na maioria dos casos, a varicocele é assintomática. Portanto, ela pode prejudicar a função dos testículos sem dar nenhum sintoma! A medida mais importante para o diagnóstico é o exame físico realizado por um urologista. Quando suspeitamos da presença de varicocele, podemos confirmá-la com um ultrassom dos testículos.
Elas podem dificultar o retorno venoso e provocar uma alteração na função do testículo, podendo ocasionar uma piora na quantidade e também na qualidade do espermatozoide. Embora não seja motivo de impotência sexual, a varicocele é a principal causa de infertilidade masculina na vida adulta.
As chances de gravidez após a correção também dependem de outros fatores envolvidos, inclusive relacionados à mulher. cirúrgico, e uma taxa de gravidez de aproximadamente 33 a 46%, em um período de até 12 meses após a cirurgia.