um talento de prata do primeiro século valeria US$ 3.
Este tipo de texto transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica, ilustrando verdades e sintetizando ensinamentos. Além de ser protagonizada por seres humanos, a parábola se diferencia da fábula e do apólogo por possuir a alegoria mais ricamente trabalhada.
O conto “Um apólogo” é de autoria de Machado de Assis, um importante escritor nascido no Rio de Janeiro, em que neste conto o autor ironiza os costumes humanos através de personagens inanimados (linha e agulha), em que a discussão entre a linha e a agulha consiste em uma disputa de vaidades, onde uma tenta mostrar!
Quando o alfinete aparece no apólogo, é dito que ele é "de cabeça grande e não menor experiência".
Para buscarem sustento, os tupis desenvolveram a exploração da coleta, da caça, da pesca e, em alguns casos, das atividades agrícolas.
Qual a temática desenvolvida por Machado de Assis neste conto? Busque, no texto, elementos que comprovem sua resposta Identifique os personagens, os lugares onde os fatos acontecem, o momento, o narrador. O narrador é o próprio personagem principal, há ainda o filho do professor, o professor e Curvelo, o que delata.
O narrador conta os fatos de que ele mesmo participa. Na narração em primeira pessoa, há uma fixação clara do ponto de vista. O leitor entra em contato direto com o universo ficcional. Em "O peru de Natal", conhecemos a história pela perspectiva do filho.