Nessa direção, a realização do indivíduo como sujeito histórico distingui sua conexão com a coletividade e seu acordo com a mudança social. ... Ao se estabelecer como sujeito da história passa a ser autor e senhor de sua vontade, e situa-se como um ser social na convivência com outros.
Resposta. São os sujeitos históricos que fazem com que os fatos históricos ocorram, logo um depende do outro. É narrativo pois tem de ser algo imparcial, que não expresse opinião. Pois um historiador tem que relatar o fato historico o mais próximo da verdade possível.
Alguns conceitos históricos são mais universais, pois são válidos através do tempo e do espaço, como os conceitos de monarquia, república, industrialização, espaço urbano, espaço rural, constituição, cidade, produção agrícola, família nuclear, família patriarcal, colonizadores.
Entre os conceitos presentes no PCN em relação ao ensino de História, destaca-se a importância da construção da identidade individual e social, conceito este fundamental, já que a identidade e a memória têm uma estreita relação, conforme os estudos de M. Pollak.
Conceito de anacronismo e exemplos O anacronismo pode ser compreendido como uma forma errônea de avaliar determinado período histórico à luz de valores que pertencem a outra época. ... Por exemplo, um filme ambientado no século XIX em que aparecesse um computador é um anacronismo.