A mensagem de “Contestação em análise” aparece para o usuário assim que o mesmo decide passar por uma nova avaliação, a qual tem o intuito de determinar se o cidadão vai receber o auxílio.
E quem não for aprovado nos próximos lotes, ou receber um valor que julga ser menor do que o devido, poderá contestar a decisão. Cada novo lote de cadastros analisados pela Dataprev tem um prazo, de dez dias, para uma possível contestação.
Legalmente, o prazo para contestação à resposta é de dez dias após a liberação do resultado. No caso do lote informado no dia 10, essa contagem foi aberta no dia 13. A contestação deve ser apresentada pelo site de consulta ao auxílio, por meio do endereço: consultaauxilio.cidadania.gov.br.
Para isso, é necessário acessar a plataforma digital no endereço www.cidadania.gov.br/auxilio. Caso você acesse o site de consulta, veja o resultado “inelegível” e queria contestar este resultado, basta clicar sobre o botão "Contestar". Você terá 10 dias corridos para realizar a contestação.
Para recorrer à Justiça, o trabalhador deve apresentar documentos que comprovem o direito ao auxílio. Cada negativa vai requerer uma prova de contestação.