A Santa Ceia é uma celebração cristã, religiosa, que foi recomendada pelo próprio Jesus na noite em que foi traído, às vésperas do processo de crucificação. ... A participação do cristão na Santa Ceia começa muito antes do simples ato simbólico de ingerir um pedaço de pão e tomar um pequeno cálice de suco de uva.
Para que possamos participar da Ceia do Senhor de forma “digna”, é necessário façamos um autoexame, caso contrário, comeremos do pão e beberemos do cálice indignamente. Vejamos então, o que se entende por “autoexame” dito pelo apóstolo Paulo. II. COMER O PÃO E BEBER O CÁLICE DO SENHOR, SEM UM AUTOEXAME.
Essa orientação está exposta no texto bíblico que diz: “Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor”.
advérbio De maneira indigna; em que há desonestidade: aquele trabalho foi conseguido indignamente. Etimologia (origem da palavra indignamente).
Da esquerda para a direita, A Última Ceia apresenta os doze apóstolos, ao lado de Jesus.
Na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; Fazei isto em memória de Mim.
Pois, se nos julgamos, não devemos ser julgados. Se nos julgássemos – Quanto ao nosso conhecimento e ao design com o qual nos aproximamos da mesa do Senhor. Não devemos ser assim julgados – isto é, punidos por Deus.
1 coríntios 15:10 Quando Paulo diz que trabalhou mais que todos os outros, ele está dizendo que mesmo cansado, mesmo não querendo, mesmo podendo estar confortável, ele se sacrificou por Cristo, se sacrificou das suas vontades para servir a Cristo. E esse é o ponto.