William James (1842-1910) foi um filósofo e importante psicólogo norte-americano. Um dos criadores da escola filosófica conhecida como “pragmatismo” e um dos pioneiros da “Psicologia Funcional”. ... William estudou francês e alemão, e ainda menino fez duas viagens à Europa.
O método funcionalista é um método de procedimento que consiste em analisar os diversos elementos que compõe uma sociedade como fossem integrantes de um corpo vivo.
Funcionalismo é uma teoria adaptada para diferentes campos de conhecimento, como a filosofia, a psicologia e a antropologia. Seu principal objetivo é explicar a sociedade, as ações coletivas e individuais, a partir de causalidades, ou seja, de funções.
Por isso, fazemos um breve histórico desta teoria que dominou a sociologia na década de 50. ... Herbert Spencer (1820-1903) foi o precursor desta ciência, no século XX, tendo como discípulo seguidor Émile Durkheim (1858-1917).
O pioneiro da Psicologia Funcional desenvolvida nos Estados Unidos foi o americano William James (1842-1910) que, segundo pesquisa realizada 80 anos após sua morte, perdia prestígio apenas para Wilhelm Wundt.
Os funcionalistas buscaram explicar os fenômenos em termos das suas funções. Assim, cada escola social seria determinado por uma ou várias funções, e cada elemento da cultura destinar-se-ia a cumprir uma determinada tarefa — uma função — dentro de uma estrutura social mais abrangente.
Estruturalismo na Antropologia O antropólogo apontou que as estruturas culturais são produtos da mente humana. O estruturalismo na antropologia demonstrou que as sociedades consideradas primitivas não representavam uma etapa atrasada na história da humanidade. Esse era o produto do pensamento positivista.
O funcionalismo, ou método comparativo, é uma perspectiva antropológica fundamentada, dentre outras coisas, na ideia de fato social, composta e conceituada pelo sociólogo Émile Durkheim. ... Durkheim entendia como função social o papel exercido por uma parte dentro de um sistema.