Embora tenha assumido um caráter de resistência contra a ditadura, a luta armada tinha como objetivo não o retorno à ordem anterior ao golpe, mas a realização de uma revolução socialista no Brasil.
A luta armada foi uma das formas encontradas pela oposição para enfrentar a ditadura civil-militar no Brasil. A ditadura civil-militar que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985 teve como uma das formas de oposição a luta armada contra o regime.
Os principais grupos armados durante a ditadura no Brasil foram: Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR- Palmares) e Ação Libertadora Nacional (ALN).
* Por meio de uma luta realizada em área rural de forma semelhante à que ocorreu na China, o objetivo dos guerrilheiros era criar uma zona livre no sul do Pará, mobilizar a população e fazer uma revolução para depor o regime.
O objetivo dessa estratégia era instaurar um estado de “guerra popular prolongada” na região Norte do Brasil e, a partir disso, tentar tomar o poder no país.
Resposta. Resposta: A guerrilha utiliza como estratégia básica pequenos combates relâmpagos, evitando um combate frontal. Caracteriza-se pela mobilidade de seus guerrilheiros, que ora combatem aqui para depois atacar acolá.
As principais características da guerrilha são, segundo o principal teórico a respeito desse assunto, o filósofo político Carl Schmitt: 1) a irregularidade do tipo de combate feito pelo guerrilheiro; 2) a capacidade de mobilidade; 3) o compromisso político; e 4) o caráter telúrico (ligação íntima com o meio – seja ele ...
Resposta. As principais são operação papagaio, operação sucuri, operação marajoara e operação limpeza.
Guerrilha, ou guerra irregular, é um modo de combate caracterizado por táticas e estratégias que fogem às regras dos exércitos regulares.
Guerrilha é uma técnica de combate baseada na ocultação e na mobilidade dos combatentes. ... É possível citar muitos casos ao longo da história em que técnicas semelhantes de combate foram utilizadas, no entanto, o termo só chegou a ser cunhado mesmo naquele início do século XIX.
Guerrilha (em castelhano: guerrilla , "pequena guerra") é um tipo de guerra não convencional na maior parte das vezes rural no qual o principal estratagema é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros, incluindo, mas não limitado a civis armados (ou "irregulares").
Guerrilhas:luta armada, empreendida por um movimento revolucionário de índole patriótica ou não. Guerra:luta armada entre nações.
del Perú
Quais são as causas da guerra? Quando perguntados sobre as causas do conflito, muitos colombianos respondem: falta de emprego e de oportunidades; desigualdade, concentração da riqueza, injustiça social; falta de tolerância, indiferença; corrupção.
A análise dos movimentos de guerrilha na Colômbia deve tomar em consideração os dois principais grupos presentes no cenário nacional: As FARC e o ELN.
Guerras. A Guerra Civil colombiana, um dos conflitos mais antigos da América Latina, surgiu em 1964, entre as forças conservadoras e as socialistas, pela disputa do poder no país, provocando uma guerra problemática sem solução definitiva, refletindo até hoje no cenário político da Colômbia.
Resposta. Resposta: Como dissemos no início: a falta de empregos e oportunidades; a desigualdade, a concentração da riqueza; a injustiça social; falta de tolerância, a indiferença; corrupção. Talvez o acordo com as Farc abra uma oportunidade para começar a resolvê-los de uma vez por todas.
A origem das FARC remonta as disputas entre liberais e conservadores na Colômbia, retratadas pela obra de Gabriel García Márquez, "Cem Anos de Solidão", marcada por massacres, como o período da La Violencia. Em 1948, os liberais, com apoio dos comunistas, iniciam uma guerra civil contra o governo conservador.
Depois de ter selado há três anos um histórico acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), uma guerrilha marxista hoje desarmada e transformada em partido político com bancada no Congresso, a Colômbia debate como enfrentar o ELN.
De raízes católicas, admiradora de "Che" Guevara e com uma estrutura federada, o Exército de Libertação Nacional (ELN), última guerrilha ativa da Colômbia, acordou com o governo de Juan Manuel Santos o primeiro cessar-fogo bilateral em meio século de luta armada. A seguir, alguns pontos-chave sobre este grupo rebelde.
As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi um exército popular fundado em 1966 que lutava contra o governo colombiano. O objetivo é acabar com o conflito no país e trazer a paz de volta à população.
Resposta. Porquê eles temiam a radicalização da guerrilha camponesa influenciada pela revolução cubana.
Criada em 1964, pelo ex-combatente liberal Pedro Antonio Marín, também conhecido como Tirofijo, as Farc surgiu como um grupo de cunho marxista-leninista, atuando no meio rural e adotando táticas de guerrilha.
1964, Colômbia
O objetivo original da FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) eram promover uma revolução socialista naquele país, inspirada pelo modelo soviético, derrubando o governo oficial do país e instaurando, em seu lugar, uma República Socialista, o que incluía a realização da Reforma Agrária e expropriação da ...
Manuel Marulanda Vélez