EQST

Qual O Conceito De Direço Defensiva?

Qual é o conceito de direção defensiva?

"Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito. Agora pergunte a você mesmo e responda às questões a seguir: 1.

Quanto à direção defensiva é recomendável?

A direção defensiva tem como objetivo que as pessoas dirijam com maior atenção para poder prever o que fazer antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes. Ou seja, ela tem como intenção preparar melhor os condutores, a fim de que esses possam ser mais conscientes e tornem o trânsito mais seguro.

São tipos de cuidados com relação a direção defensiva?

20. PREVISÃO Ela pode ser exercida sobre um raio de ação: Próximo (imediata) Distante (mediata) São tipos de cuidados com relação à Direção Defensiva:  Previsão mediata ou a longo prazo e previsão imediata ou a curto prazo.

Como praticar a direção defensiva?

Dicas para praticar a direção defensiva

  1. Acionar os faróis sempre que houver escuridão, muita chuva ou neblina;
  2. Guiar-se pela faixa branca na lateral da via caso a visibilida esteja baixa;
  3. Verificar sempre os espelhos e acompanhar as ações dos veículos ao redor;
  4. Ligar os pisca-alerta sempre que houver paradas repentinas;

Qual o tipo de atenção que deverá utilizar o condutor defensivo?

O condutor deve adotar uma postura de atenção difusa e sempre alerta. Isso inclui não se distrair em conversas com passageiros, fazer o uso do celular, ouvir som muito alto, etc.

Que tipo de atenção manifesta o condutor padrão?

Atenção difusa É quando o condutor fixa a atenção em um único ponto.

Por que é importante colocar em prática a direção defensiva?

A posição do motorista ao dirigir seu veículo é muito importante, principalmente quando se depara com iminentes problemas que podem surgir inesperadamente. Por isso, manter uma postura correta é fundamental para que o condutor tenha tempo e facilidade de reação diante de algo imprevisível.

Quais são as condições adversas no trânsito?

Os tipos de situações adversas são: * Iluminação -luz, ofuscamento, penumbra e noite. * Tempo – condições climáticas, chuva, granizo e neblina. * Vias – vias mal conservadas ou mal sinalizadas.

Quais são as condições adversas?

Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. Existem várias condições adversas e é importante lembrar que nem sempre elas aparecem isoladamente, tornando o perigo ainda maior.

Quais são as condições adversas de tempo?

As condições adversas de tempo são fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior, a possibilidade de um acidente de trânsito. Chuva, vento, geadas, granizo, neblina reduzem a visibilidade da via e do veículo, além de dificultar a capacidade de sermos vistos.

Quais as condições adversas que influenciam a forma de conduzir o veículo?

A chuva, o vento, o granizo, a neve, a neblina, a fumaça, o fogo o frio e até mesmo o calor excessivo, diminuem muito a nossa capacidade de conduzir o veículo.

Deve ser evitado quando se vai dirigir?

Com certeza, atitudes como comer algo que necessite do uso das mãos, por exemplo, não podem ser feitas pelo condutor enquanto ele dirigir. Contudo, algumas atividades pequenas, consideradas inofensivas à segurança no trânsito, podem estar na lista de atitudes proibidas ao volante.

São situações de risco devido a condições adversas relacionadas com o clima?

São situações de risco, devido a condições adversas relacionadas cm o clima e/ ou ambiente , os seguintes aspectos: a-) neblina intensa à noite e pista com buracos, depressões e asfaltos deteriorado.

Quais condições da via comprometem a visibilidade do condutor resposta?

24) Quais condições da via comprometem a visibilidade do condutor e podem contribuir para a ocorrência de acidentes? A) pistas esburacadas e capeamento falho; B)

O que são condições adversas do motorista?

Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. Existem várias condições adversas e é importante lembrar que nem sempre elas aparecem isoladamente, tornando o perigo ainda maior.

O que é distância de reação?

Distância de reação É aquela que seu veículo percorre, desde o momento que você vê a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio. Ou seja, desde o momento em que o condutor tira o pé do acelerador até colocá-lo no freio.

Qual o sistema que absorve os impactos da roda do veículo com o solo?

A suspensão é o sistema que tem a função de absorver as vibrações e choques das rodas, proporcionando conforto aos ocupantes do veículo e garantindo o contato das rodas com o solo.

Qual é a função do sistema de suspensão?

A suspensão é o sistema responsável pela estabilidade do veículo. Seu objetivo é absorver, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo. Também é o encarregado de manter as quatro rodas no chão e auxiliar no desempenho do automóvel.

Quais os componentes do sistema de suspensão?

Logo, são componentes da suspensão indispensáveis os seguintes itens:

  • Pneus;
  • Amortecedor;
  • Mola;
  • Braço oscilante;
  • Buchas de borracha;
  • Pivô;
  • Coxim;
  • Barra estabilizadora.

O que mais estoura pneus?

Várias coisas podem acontecer para seu pneu estourar, mas normalmente as causas mais comuns são a famosa formação de bolhas (quando você percebe um ponto mais “estufado” na borracha) ou manobras que acabam fazendo o pneu pegar na guia.

O que fazer se o pneu do carro estourar?

Se o pneu estourar:

  1. Não freie bruscamente.
  2. Mantenha o veículo em linha reta (ele tenderá a virar para o lado do pneu afetado) e reduza a velocidade.
  3. Quando tiver certeza de que tem domínio do veículo, sinalize para os outros motoristas e saia com cuidado para o acostamento.

Quando pneu estoura?

Se um pneu dianteiro estoura ou esvazia, o carro desloca-se bruscamente para um lado (cujo pneu estourou). Se um dos pneus traseiros estourar ou se esvaziar, a parte traseira do carro pode deslizar para um lado. ... Caso o pneu estoure ou esvazie com o carro em movimento, evite ao máximo pisar no freio.

O que provoca estouro de pneus?

Um estouro só ocorre quando a estrutura do pneu foi afetada por um agente externo à fabricação, como talões danificados durante a montagem na roda ou lonas de corpo comprometidas por rodagem com baixa pressão ou rompidas por impactos contra buracos.

Quais os pneus?

Principais tipos de pneus

  1. Pneus Off Road. Este modelo possui uma banda de rodagem maior e sulcos de maior largura, além de uma estrutura mais resistente. ...
  2. Pneus On Road ou convencionais. Os pneus On Road, ou convencionais, contam com sulcos menores, garantindo maior contato com o solo. ...
  3. Pneus Mistos. ...
  4. Pneus Radiais.

O que acontece com a baixa calibragem dos pneus?

A baixa pressão nos pneus também pode deixá-los mais sensíveis a danos na lateral por impacto, o que formam bolhas no local. Além disso, pode provocar trincas e amassados nas rodas. Tudo isso são fatores que levam a desconfortos de rodagem e diminuem a vida útil do sistema.

Qual é o elemento que interfere de forma ativa no trânsito?

5) Qual o elemento que interfere de forma ativa no trânsito? O veículo.