Ele tem ação anti-inflamatória, é rico em gorduras boas e em ômega-3 e, por isso, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. As sementes guardam uma variedade de nutrientes. De acordo com a nutricionista, o magnésio ajuda no relaxamento muscular, o potássio evita cãibras e o ferro previne a anemia.
Salgado ou doce, inteiro ou moído, o amendoim se destaca entre os petiscos brasileiros. Mas aos olhos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ele não é tão inocente: pode conter aflatoxinas, que causam problemas como câncer no fígado.
O amendoim é rico em vitaminha E e, se for consumido com moderação, aumenta a potência sexual e reforça a energia. Outro fator importante é também a sua riqueza em zinco, nutriente vital para o cérebro.
A recomendação é que o consumo da carne seja diversificada, a alimentação precisa possuir vegetais, peixes, fibras alimentares, hortaliças e frutas, tudo isso é comprovado. Existe um estudo que relaciona o excesso da paçoca com os altos índices de câncer de estomago e intestino em Roraima" reforçou.
Consumo - Mesmo sendo uma receita saudável e fonte de nutrientes que podem proporcionar bem-estar, a paçoca funcional deve ser consumida com moderação, pois permanece rica em calorias. Além disso, alérgicos ao amendoim não devem comer a paçoca, assim como outros alimentos que possam conter esse ingrediente.
O consumo frequente do amendoim pode fazer com que o organismo se inflame e cause diferentes reações, que poderá variar de uma pessoa para outra e os problemas podem ser: Problemas na respiração; Enxaqueca; Resistência à insulina.
Contente-se com uma colher de sopa (30 g), que tem 150.
Por ser rico em gorduras, o alimento é bastante calórico – 100g têm, em média, 700 calorias. Portanto, deve ser consumido com parcimônia por quem quer emagrecer. “Para as pessoas que precisam perder peso, recomendo não comer diariamente e restringir a porção a 30g do grão cru ou tostado, misturado com outras proteínas.