Verificado por especialistas. A alternativa D) é a correta. As lipases lipoproteicas irão degradar lipoproteínas, e não os lipídios da dieta. As enzimas são proteínas que aceleram qualquer reação que poderia acontecer normalmente em um ambiente.
As lipases quebram os lipídios em ácidos graxos livres e monoglicerídeos, catalisando a hidrólise dos triglicerídeos com a formação de monoglicéridos e dois ácidos graxos.
Principais Funções dos Lipídios Reserva Energética: animais e plantas armazenam lipídios em seus cor-pos. Esses lipídios são utilizados como fonte de energia para as células quando há pouco carboidrato disponível. Nas plantas, os lipídios são armazenados em sementes e frutos; nos animais, no tecido adiposo.
Os triacilgliceróis ou triglicerídeos são formados pela união de três Ácidos graxos a uma cadeia lateral de glicerol (Figura 1). ... Esses compostos se acumulam no tecido adiposo (principalmente células adiposas) e, nos animais, funcionam como meio de armazenamento de ácidos graxos.
Os lipídios (moléculas gordurosas) são transportados numa cápsula de proteína, e a densidade dos lipídios e o tipo de proteína determinam o destino da partícula e sua influência no metabolismo.
Eles fazem parte da composição da membrana celular, de alguns hormônios. os lipídios são armazenados nos animais no tecido adiposo e nos vegetais em sementes e frutos na forma de triglicerídeos, esfingolipideos e as ceras que revestem as folhas e o caule .
Veja os Quatro tipos de Lipídeos: Triglicerídeos, Cerídeos, Esteróides e Fosfolipídeos.
Tipos de lipídios Assim, eles são ser classificados em glicerídeos, fosfolipídios, esterídeos e cerídeos. Confira mais detalhes: os lipídios mais simples são os triglicerídeos, ou triacilgliceróis. Eles são compostos por três ácidos graxos, unidos com ligações éster ao glicerol.
→ Características gerais dos lipídios São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.
Os lipídios são moléculas formadas principalmente por carbono, oxigênio e hidrogênio, cuja característica mais marcante é sua natureza hidrofóbica, ou seja, formam uma mistura heterogênea com a água.
Os lipídios mais comuns nas células são os triglicerídios (triacilgliceróis), fosfolipídios, glicolipídios e esteroides.
LIPÍDIOS, FUNÇÕES METABÓLICAS E IMPORTÂNCIA NO ENDURANCE. Os lipídios vêm ganhando espaço em pesquisas e dietas modernas, pois são macronutrientes fundamentais para manutenção da saúde e desempenho esportivo. Conferem proteção, estoque e produção de energia, isolamento térmico e são poupadores de glicogênio muscular.
Cardiolipina. A cardiolipina é um difosfatidilglicerol, uma molécula de glicerol se liga a duas moléculas de ácido fosfatídico. Ela é um fosfolipídio de grande importância, que está presente na membrana interna da mitocôndria de plantas e animais. As membranas das células normalmente têm seus lipídios repostos.
Semelhante ao que acontece com os carboidratos, a utilização dos lipídios como combustível poupa as proteínas. Assim, elas são utilizadas apenas para suas funções de síntese e reparo dos tecidos, promovendo melhores resultados em hipertrofia e emagrecimento.