- Se tivermos um hidrácido (ácido sem oxigênio em sua fórmula): Ácido forte: Apenas HCl, HBr ou HI; Ácido moderado ou semiforte: Apenas HF; Ácido fraco: qualquer outro hidrácido.
Segundo a Teoria de Arrhenius, uma base pode ser definida como toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion a hidroxila (OH-). Se esse grau de ionização for aproximado a 100%,a base é considerada forte.
-Quanto mais forte o ácido, mais fraca é sua base conjugada. E quanto mais forte for a base mais fraco é o seu ácido conjugado. “Os fortes reagem para formar os fracos”. -Ka e pKa são utilizados para quantificar a acidez e basicidade.
Qual a base mais forte CH3COO- ou HCOO-? Dados: pKa do CH3COOH = 4,8; pKa do HCOOH = 3,8. ... O segundo tem ácido conjugado mais forte (é base mais fraca).
As bases são formadas pela ligação iônica do ânion hidroxila (OH)- com um metal; são, portanto, compostos iônicos. Existe, no entanto, um exceção, que é o hidróxido de amônio (NH4OH), uma base que não possui um metal em sua fórmula, apesar de ser um composto iônico.