batata-baroa
Uma outra forma de verificar se a sua batata doce está estragada é através do contato com a pele da mesma. Para isso percorra a superfície da batata doce com os dedos, e se constatar que a casca da mesma está engelhada e seca, pode ser um sinal de que o vegetal está ficando estragado.
A carne de porco tem uma coloração rosada, a de boi tem uma cor avermelhada, já a de frango e a de peixe são brancas. Caso veja qualquer cor diferente dessas, não consuma. Quando esses produtos estão estragados, apresentam tonalidade esverdeada, amarelada, cinzenta ou descolorada.
Toque na carne e veja a consistência dela. Pressione-a levemente com os dedos e ela deve se separar em alguns pedaços. Se ela estiver grudenta ou com textura pegajosa, provavelmente está podre. Sempre lave as mãos antes e depois de manusear a carne crua, evitando a contaminação do alimento e das superfícies.
Carne estragada pode causar infecção; a carne boa já tem coliformes fecais. A produção de todo tipo de carne que consumimos - boi, frango, porco e até peixe -, deve seguir duas regrinhas básicas para não causar mal à saúde: higiene e refrigeração.
Acredite com todas as suas forças, carne congelada vencida faz mal, muito mal. Outra coisa bastante importante para proteger os seus pequenos, é ficar sempre atendo ao que eles pegam para consumir pois por eles pode tomar iogurte vencido.
Como conservar Na geladeira, a carne fresca dura de dois a três dias. A cozida dura de quatro a cinco dias e o presunto até dez dias. A carne fresca também pode ser congelada, bem embalada, por até seis meses. Para descongelar, coloque em um recipiente e deixe na geladeira por cinco horas.
Derrame a gordura em cima da carne no pote (ou potes) até cobrir bem a carne. Se ficar um pedacinho da carne sem cobrir com a banha, vai estragar. Deixe esfriar muito bem, pra não condensar e criar umidade dentro, o que também estragará o alimento. Só então tampe.
Qualquer quantidade de água na lata irá deteriorar a carne, que deve ficar totalmente submersa na gordura", afirmou. O rótulo do produto traz outras orientações de como conservar a carne. O produto tem validade de seis meses.
4 técnicas para preservar os alimentos sem refrigeração