Piaget: jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil Qual atividade contribui significativamente para o processo de alfabetização: A Exercícios de prontidão.
O uso de jogos pode despertar nas crianças a motivação, a expressividade, a ima- ginação, a linguagem comunicativa, a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, e podem englobar diferentes áreas do conhecimento, por isso constitui-se em um recurso de ponta no processo de alfabetização/letramento.
A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.
Lúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. ... A atividade lúdica tem o objetivo de produzir prazer e diversão.
É importante frisar que as brincadeiras, os jogos e outras estratégias baseadas na ludicidade são apenas ferramentas. O educador tem papel fundamental nesse processo de guiar os alunos por um aprendizado lúdico. É ele que vai escolher as atividades mais adequadas para desenvolver habilidades e trabalhar conceitos.
Perseguir os interesses das crianças; Colaborar com materiais de apoio; Trabalhar a escrita com materiais de apoio (identificados a partir da observação dos rumos das brincadeiras);
O professor deve provocar o aluno a pensar, criar situações para interação, solicitar que ele acompanhe a construção do conhecimento com uma aula lúdica, porém o mais próxima possível da sua realidade, porque assim ficará mais fácil para este estudante identificar, investigar e resolver o problema.
O professor de crianças precisa saber utilizar jogos e brincadeiras no dia a dia. Na sala de aula da Educação Infantil, as brincadeiras podem ser variadas. Existem jogos estruturados que são ensinados e propostos pelo professor, e há também opções que estimulam a imaginação e a liberdade das crianças.
3 PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL É preciso atender as políticas para a educação infantil, considerar a realidade da criança de forma ampla, percebendo suas especificidades, ouvir o educador, a escola o aluno e a família nas suas limitações, e estar sempre aberto para uma avaliação continua.