Diz-se que um material é anisotrópico quando as propriedades físicas ou químicas não apresentam as mesmas características nas diversas direções em que se pode analisar tal material. O processo de crescimento da árvore determina uma simetria axial e uma direção predominante das células que constituem o lenho.
Material anisotrópico é aquele onde as propriedades elásticas dependem da direção, tal como ocorre em materiais com uma estrutura interna definida, como no caso da madeira. Assim, por exemplo, os valores do módulo de elasticidade nas direções x, y, z são distintos.
Anisotropia é um fenômeno no qual as propriedades de um material variam dependendo da direção em que são medidas. ... O oposto da anisotropia é a isotropia, na qual o material exibe propriedades iguais em todas as direções de medida.
A retratibilidade é, segundo o IPT (1985), o fenômeno da variação dimensional, da madeira, quando há alteração no seu teor de umidade. As variações nas dimensões das peças de madeira começam a ocorrer, quando esta perde ou ganha umidade, abaixo do ponto de saturação das fibras (PSF).
O nó é a base de galho ou ramo que está encaixado no tronco de uma árvore ou noutro galho maior. ... O nó morto pode ser solto quando corresponde a um galho seco que se separou da peça de madeira, deixando uma cavidade ou olhal, que compromete muito a aparência e as propriedades físico-mecânicas das peças serradas.
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.
Dentre os usos mais comuns, estão as confecções de móveis, tábuas para construções civis, produção de artigos de luxo, instrumentos musicais, palanques, pisos laminados, fabricação de barcos, além de muitos outros produtos.
Significado de Madeira substantivo feminino Parte lenhosa das árvores, constituída de fibras e vasos condutores da seiva bruta, e aproveitada em construção e trabalhos de carpintaria e marcenaria.
A madeira de acácia é frequentemente citada em referência aos objetos empregados na construção do Tabernáculo no livro do Êxodo. De grande importância é seu emprego na construção da Arca da Aliança. ... A madeira de acácia foi usada para as varas da arca, para a própria arca, e para muitas partes do Tabernáculo.
Hoje, 'madeira de lei' indica madeiras duras, resistentes e de alto valor comercial”, diz João Batista. ... Seu uso também ficou mais restrito – os móveis vendidos hoje como “padrão mogno”, por exemplo, são na verdade feitos com madeiras bem menos resistentes, apenas revestidos por uma fina camada da espécie nobre.
Porção de cabelos que, mediante descoloração ou pintura, apresenta uma cor diferente do restante cabelo (ex.: fazer madeixas).
Pelo que cobre alguma parte do corpo: 2 pelo, penugem, pelagem, pelame, fio. Exemplo: Ele tem muito cabelo no braço.
A grafia correta da palavra é madeixas, escrito com a letra x na última sílaba. As duas palavras teriam a mesma pronúncia, mas somente a escrita com x está correta e existe no dicionário de português.
Significado de Mecha substantivo feminino Torcida que se introduz num lampião ou numa lamparina para servir de condutor a um líquido combustível; pavio. Tira de pano ou de papel, embebida em enxofre, em que o fogo pega com facilidade, e que se usa para desinfetar os tonéis de vinho. Porção de cabelo.
Um mecha (メカ meka, abreviatura de mechanical, inglês para mecânico) ou mecha é um robô gigante (geralmente bípede) controlado ou não por um piloto ou controlador, comuns em algumas obras de ficção científica, mangá e anime.
A palavra mecha é uma exceção à regra da escrita de x após a sílaba inicial me-. Visto ter sua origem na palavra em francês mèche, deve ser escrita com ch.
Como manter os cabelos com mechas