Anatomia é a ciência que estuda a estrutura e a organização dos seres vivos, tanto interna quanto externamente. Enquanto que a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.
A Anatomia Humana é a ciência que estuda a constituição do organismo do Homem. Resumidamente, a Anatomia estuda a Forma e a Fisologia estuda o Funcionamento do Corpo.
– Anatomia é a ciência que estuda as partes do corpo. – Fisiologia é a ciência que estuda os eventos que ocorrem no corpo humano.
Ao estudar Anatomia e Fisiologia Animal, compreendemos como o corpo de cada animal funciona e podemos desenvolver técnicas que ajudam na prevenção e controle de doenças. A Anatomia Animal é a parte da Biologia que estuda a forma e a estrutura do corpo dos organismos incluídos no Reino Animalia.
A anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Já a fisiologia é o estudo das funções dos organismos vivos e de suas partes componentes (incluindo todos os processos físicos e químicos).
Os cabelos são fibras naturais formadas em uma estrutura localizada na derme, chamada de folículo piloso. O folículo piloso é a estrutura que dá origem ao pelo, gerando as células que irão formar o pelo, sendo responsável por seu desenvolvimento e crescimento.
A fisiologia (do grego physis = natureza, função ou funcionamento; e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções moleculares, mecânicas e físicas nos seres vivos. Em síntese, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.
O bulbo capilar nada mais é do que a raiz do seu cabelo. Essa importante estrutura está diretamente ligada com o crescimento capilar.
Muita gente confunde as duas coisas, mas, na verdade, elas têm uma diferença bem simples: a quebra ocorre quando o fio rompe em alguma altura, a queda é quando o cabelo cai inteiro, com presença do bulbo capilar (aquele pontinho branco na ponta do fio).
O que comemos é essencial para fortalecer os fios e estimular o crescimento deles. Alguns nutrientes específicos como os minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grão integrais são extremamente benéficos para fortalecer os fios e evitar a queda de cabelo.
Saiba qual é o seu caso....Como saber se os folículos capilares estão mortos
Descobrimos 6 maneiras simples de desintoxicar as madeixas para deixá-las mais fortes e compridas!
A queda de cabelo acontece diretamente da raiz. O problema pode ter muitos motivos: falta de vitaminas, mudanças hormonais, doenças da tireoide e até mesmo de cunho emocional, como o estresse. O normal é que uma pessoa perca aproximadamente 100 fios por dia.
O tempo médio de crescimento dos fios é de 0,5 a 1 cm por mês, porém, intensificando os cuidados, seu cabelo pode chegar a crescer até 2 cm! Para deixar essa missão mais rápida e prática, a Glamour conversou com alguns especialistas e garante: essa tarefa é mais fácil do que você imagina.
"O normal é uma pessoa perder de 100 a 150 fios de cabelo por dia, mas essa queda acontece geralmente no banho ou ao penteá-lo. Já a queda ativa é caracterizada quando há o acúmulo de cabelo ao encostar a cabeça no travesseiro ou no sofá, por exemplo, ou quando os fios caem em tufos", explica.
O cabelo cair é um processo natural que faz parte do ciclo de crescimento dos fios e, por isso, é normal a pessoa nem notar que perde entre 60 a 100 fios de cabelo por dia.
Além do mais, o outono-inverno é considerado pelos especialistas a estação do ano mais favorável para a temida queda de cabelos. Durante o verão, em geral, se perde aproximadamente 70 fios por dia e, em contrapartida, nas épocas mais frias se costuma perder entre 100 ou até mais.
Entre 20 e 30 anos, a cabeça humana tem, em média, 615 fios por centímetro quadrado – o que quer dizer 150 000 fios, aproximadamente. Dos 30 aos 50, o número cai para 485 fios e vai diminuindo lentamente. Um octogenário saudável tem 435 raízes por centímetro quadrado.
Entre 20 e 30 anos, a cabeça humana tem, em média, 615 fios por centímetro quadrado – o que quer dizer 150 000 fios, aproximadamente. Dos 30 aos 50, o número cai para 485 fios e vai diminuindo lentamente. Um octogenário saudáveltem 435 raízes por centímetro quadrado.
O folículo capilar é uma bolsa tubular localizada na hipoderme. É dentro dele que se localiza a raiz do fio capilar. Em todo o corpo humano estima-se que existam cerca de cinco milhões de folículos capilares.
4. A quantidade de fios presentes na barba é de… 25 mil fios, aproximadamente. E em alguns casos de barbudos, eles podem ser tão espessos quanto um fio de cobre!