Assim, as forças alemãs capitulam pela primeira vez na Batalha de Stalingrado, em 31 de janeiro de 1943. O Exército Vermelho abriria caminho até Berlim, terminando com a guerra na Europa e dando a vitória aos aliados em 1945. O triunfo na guerra depende da construção de da manutenção de alianças.
Uma das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foi o número de mortes. Ao todo, cerca de 13 milhões de soldados e civis morreram no conflito e outros 20 milhões foram feridos ou mutilados. ... Também na Alemanha, a sociedade civil sofreu imensamente com a guerra.
As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.
No Brasil, a Guerra Fria também trouxe consequências marcantes. Uma delas foi o rompimento de relações diretas com a URSS e, consequentemente, o aumento da dependência com os Estados Unidos. Além disso, durante esse período, ocorria em nosso país a Ditadura Militar.
1991
Em 25 de dezembro de 1991, Gorbachev renunciou, e a União Soviética foi dissolvida. No seu lugar, quinze nações conquistaram sua independência, e o bloco socialista deixou de existir no leste europeu. Esses acontecimentos marcaram o fim da Guerra Fria.
1947 – 1991
Quando Gorbachev renunciou, em 25 de dezembro de 1991, a URSS foi dissolvida e isso marcou o fim da Guerra Fria.
A guerra fria teve fim com a queda do muro de Berlim que dividia o mundo em duas partes: o socialismo e o capitalismo. ... Nesta guerra os EUA e a URSS eram os dois representante do capitalismo e do socialismo, porém quem ganhou foram os EUA pois investiram em armamentos tanto quanto no avanço tecnológico.
Porque recebeu esse nome? A guerra é chamada de fria porque não houve verdadeiramente uma guerra ou conflitos de fogo direto entre os EUA e a URSS, dada a inviabilidade de uma vitória em uma batalha nuclear. ... O medo da destruição em massa fez com que a Guerra Fria jamais tivesse algum combate armado.