Uma cadeia aromática é aquela que contém no mínimo um núcleo aromático (ou anel benzênico), embora ela possa ser polinucleada (possuir vários núcleos aromáticos). Um anel aromático (ou benzênico) é formado por 6 carbonos formando uma cadeia fechada, com a ocorrência de três ligações duplas ressonantes entre si.
As cadeias fechadas aromáticas são classificadas em: Mononucleares: quando possuem apenas um anel aromático, como o benzeno. Polinucleares: quando possuem mais de um anel aromático, como o naftaleno.
A classificação das cadeias carbônicas se dá segundo quatro critérios: o fechamento da cadeia, a disposição dos átomos, os tipos de ligações e a presença de heteroátomos.
Uma cadeia carbônica aberta é considerada como sendo ramificada quando ela for heterogênea ou possuir pelo menos um carbono terciário ou quaternário, havendo uma cadeia principal e uma ou mais cadeias secundárias, que são as ramificações.
Regras para numeração da cadeia principal A contagem correta é a de baixo, que coloca a ramificação na menor numeração. Quando uma série de ramificações estiver presente na cadeia principal, sendo elas iguais ou não, a numeração a ser escolhida deve ser a que fornece a menor sequência de números.
Os compostos orgânicos, em sua maioria, também podem ser formados por elementos químicos como oxigênio, hidrogênio e nitrogênio e, alguns poucos, contêm fósforo e enxofre. Tais átomos, dentro da Química Orgânica, são chamados de elementos organógenos.
O Carbono é tetravalente, ou seja, é capaz de fazer quatro ligações covalentes. Elementos organógenos ou organogênicos: são o Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre e Fósforo, esses elementos são os mais comuns existentes em compostos orgânicos.
Resposta. São elementos encontrados em compostos orgânicos. Eles fazem ligações covalentes múltiplas.
Elementos organogênicos são aqueles elementos conhecidos por serem compostos orgânicos que são fundamentalmente biomoléculas orgânicas como carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucléicos nos quais está localizado: Carbono (C): Pode formar quatro ligações covalentes, e podem ser simples, duplas e tripla.
Em química, um composto quaternário é um íon que consiste numa carga positiva do átomo central com quatro substituintes, especialmente grupos orgânicos (alquila e arila), tirando os átomos de hidrogénio.
A tetravalência do carbono é sua propriedade de formar quatro ligações covalentes, ou seja, ele disponibiliza quatro elétrons ligantes. Isso porque em sua camada de valência o átomo de carbono possui 4 elétrons livres. ... 2° postulado: As quatro unidades de valência do carbono são iguais entre si.