PRODUÇÃO - ocorre de maio a novembro, um ano após ter iniciado o plantio da figueira. Para figos frescos, a colheita ocorre diariamente quando os frutos apresentam coloração arroxeada. No caso de figos verdes, devem ser colhidos quando o ostíolo - orifício no fundo - apresentar coloração rosada.
A figueira é uma das árvores que mais responde à poda, com uma grande brotação. A melhor época para realizar a poda é no inverno, quando a árvore está em repouso, com o crescimento vegetativo paralisado. A figueira se desenvolve bem em locais de clima temperado, mas não suporta geadas.
Vale lembrar que para as figueiras é comum ocorrer esta perda de seiva após o corte. Faça a poda na lua nova ou minguante. Evite podar na crescente, pois já haverá mais seiva nas folhas.
Adubação de plantio: aplicar, por cova, 2 kg de esterco de galinha ou 10kg de esterco de curral, 1kg de calcário magnesiano, 200g de P2O5 e 60g de K2O, pelo menos 30 dias antes do plantio.
A principal praga da cultura, a broca da figueira, é provocada por uma mariposa que ataca as figueiras e causa a morte de ramos e galhos. Ela pode ser combatida com a simples visita aos pomares. Basta o produtor semanalmente retirar os ponteiros (brotos novos) na ponta do ramo de produção ou queimá-los.
Em árvores, aplique calda de fumo nos orifícios abertos pela brocas e tape-os com cera derretida. Em hortas, lavouras e pomares, a combinação de métodos é mais eficiente. O diagnóstico da praga é importante para que se possa destruir os ramos, raízes ou plantas afetadas.
Escolha um lugar onde bata bastante sol. As figueiras precisam de bastante exposição direta à luz solar. Escolha um local em que bate o sol o ano inteiro e evite plantar a figueira perto de construções ou de outras árvores. Se você mora em uma região muito fria, plante a árvore em um recipiente grande de plástico.
Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês. Se não encontrar cavalinha, experimente fazer a calda de camomila que é ensinada neste programa para a Rádio Globo SP.
Passo a passo
Ferrugem-da-folha é uma doença fúngica que se caracteriza pelo aparecimento de pústulas com esporos de coloração amarelo-escuro a marrom na superfície das folhas, a partir da emergência até o estádio de maturação, causando perdas na produção de grãos que podem superar 50%, reduzindo a área fotossintética e aumentando a ...
Uma das principais pragas que atacam o limoeiro é o ácaro da ferrugem. Com capacidade para provocar danos econômicos em pomares, pode ser controlado com a aplicação de acaricidas específicos.
Como forma de prevenção, faça fertilizações moderadas, evite podas excessivas, regas abundantes de forma a evitar o crescimento vigoroso destas fruteiras. Elimine os ramos-ladrão do tronco na altura da poda. O tratamento contra esta praga nos limoeiros deve ser iniciado quando aparecerem as primeiras lagartas mineiras.
Os sintomas apresentados pelos limões ocorrem devido ao ataque de verrugose. Para o controle da doença provocado por um fungo, aplique fungicidas recomendados por um engenheiro agrônomo, que pode ser contatado na casa da agricultura do município, ou em uma loja de revenda de produtos agropecuários.
Você vai precisar de um vaso profundo pelo menos 30 cm e de um pouco de adubo rico em substâncias nutritivas. Encha o vaso e a quatro dedos da borda posicione a semente e depois molhe. Após aproximadamente 4-6 semanas o pé de limão começará a crescer.
Como Plantar o Pé de Limão REGA: a cada 4 dias, fornecer 120 litros de água por planta, durante um período que propicie uma boa umidificação do solo, porém sem encharca-lo.
Essa indução floral é feita com base no manejo da água integrada com a aplicação de fertilizantes em altas dosagens com o objetivo de induzir estresse hídrico temporário na planta.
Na hora de plantar um pé de limão, o ideal é fazer uma mistura com quatro partes iguais. Numa cova circular de meio metro de raio, coloque terra marrom, esterco bem curtido de gado, húmus e areia. Você encontra tudo isso em uma boa loja de jardinagem!
Como adubar essa planta: ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 200 gramas de superfosfato simples e 500 gramas de calcário dolomítico (usar calcário só em solos que tenham pH ácido).
É normal que, ocasionalmente, caiam folhas de um pé de limão. Entretanto, uma queda excessiva de folhas indica que a árvore está estressada. Estresses comuns que causam queda de folhas incluem deficiência de nutrientes, estresse de água e infestação por alguma peste.
O amarelecimento e a queda das folhas do limão taiti ocorrem por diversas causas. ... Essas lesões interrompem o fluxo de seiva em direção à parte aérea da planta, prejudicando as folhas. O excesso de água e a falta de adubação nitrogenada também podem levar aos mesmos sintomas.
Se o seu limoeiro (Citrus × latifolia) for uma planta nova, a queda dos frutos em formação é um processo natural. Já no caso de ser uma planta adulta, a causa do problema pode ser a deficiência nutricional ou fungos que se formam durante a florada.
As plantas ficam amarelas quando são atacadas por insetos sugadores de seiva, porque eles estão literalmente tendo a vida sugada por eles.
Ao regar demais você pode acabar “afogando” as raízes da planta. Preste atenção na terra: se ela ainda estiver úmida, espere mais um dia para regar. Se você está regando menos do que deveria, a planta começa a derrubar parte de suas folhas para economizar água, e antes das folhas caírem, elas tornam-se amareladas.