Os gregos são originário da península Balcanica. Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram. No século XX a.C. os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região, e os dominaram.
Península Balcânica
A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.
A cultura grega foi imensamente rica. Teve muita influência no resto do mundo ocidental. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas.
A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.
A história da Grécia Antiga está dividida em quatro períodos:
Ex.: Esparta, Atenas, Micenas; Geograficamente falando, a Grécia fica na península balcânica, e é divida em Grécia continental (o próprio continente), Grécia Peninsular (a Península balcânica, ao sul) e Grécia Insular (que são as ilhas, por exemplo Creta).
A história geral se divide nos períodos: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa divisão foi formulada a partir dos fatos históricos ocorridos na Europa, por isso é considerada uma visão eurocêntrica e criticada pelos historiadores contemporâneos.
Entenda os pontos mais importantes dos períodos históricos
A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico.
“A história tem como principal objeto de estudo as sociedades que possuem ou possuíram a escrita, enquanto os pré-historiadores se dedicam a obter informações sobre os grupos humanos que não sabiam escrever”, afirma a arqueóloga Marisa Afonso, da USP.
A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Resposta
Divisão da história depois da pré-história São elas: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. É preciso perceber que a divisão da História é um método utilizado pelos estudiosos para melhorar a compreensão do desenvolvimento histórico, político, cultural da humanidade.
Resposta: O critério utilizado foi o de que na Pré-História não existia escrita. Na época em que essa divisão foi feita acreditava-se que só os registros escritos eram considerados válidos como fontes históricas. Atualmente, essa divisão caiu por terra, já que não é só a escrita que define o dia a dia de uma pessoa.
Verificado por especialistas Em 1500 ocorreu o descobrimento do Brasil; Por volta de 1801 a família real portuguesa chegou em nosso país; Em 1822 ocorreu a independência do Brasil; Em 1889 teve início na república do Brasil.
O que permaneceu após a Independência do Brasil foi a escravidão, que só foi abolida no Segundo Reinado pela filha do então imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel no ano de 1888. Abraços!