As ondas mecânicas são geradas a partir da energia cinética. A princípio, ela está relacionada com a energia cinética, ou seja, é o resultado de um movimento. ... Esse fenômeno só ocorre se tiver um meio material.
Quando produzimos uma onda em uma corda esticada, fornecemos energia para que a corda se mova. À medida que a onda se propaga, essa energia é transportada como energia cinética e energia potencial elástica.
Velocidade de propagação é definida como a distância percorrida pela onda sonora por unidade de tempo. É importante lembrar que a velocidade de propagação é uma característica do meio, sendo uma constante, independente da frequência.
20 m/s
A velocidade de propagação de uma onda em uma corda depende da intensidade da força de tração F a que ela está submetida e da relação da sua massa m e seu comprimento L. A relação usada para calcular a velocidade de propagação da onda na corda é: V = raiz quadrada de F/m/L (m/L = densidade linear).
Numa corda, a velocidade de propagação de uma onda é proporcional à raiz quadrada da tensão e inversamente proporcional à raiz quadrada da densidade. Ou seja, aumentenado-se a tensão, aumenta-se a velocidade da propagação e aumentando-se a densidade da corda, a velocidade diminui.
A frequência de uma onda não depende do meio de propagação, apenas da frequência da fonte que produziu a onda. Período: representado pela letra (T), o período corresponde ao tempo de um comprimento de onda. No sistema internacional, a unidade de medida do período é segundos (s).
80 m/s
1224 Km/h
A velocidade da luz NO VÁCUO é a mesma em qualquer sistema de referência inercial. Tal decorre dos dois postulados da Teoria da Relatividade Restrita (TRR) de Einstein em 1905, onde um deles afirma a invariância da velocidade da luz em relação à fonte.
Foi só em 1819 que um experimento conseguiu fornecer medidas precisas da velocidade da luz. Por meio de um espelho semirrefletor e de uma roda dentada giratória, o físico francês Armand Hyppolyte Fizeau conseguiu definir a velocidade da luz, com erro pouco menor que 10% em relação à medida atual.
Velocidade é a taxa de variação da posição de um objeto em relação a um referencial em função do tempo. Velocidade é o equivalente a especificar a rapidez de um móvel, direção e sentido (ex: 60 km/h para o norte).
Os carros de corrida conseguem chegar a velocidades instantâneas iguais a 200 km/h, 220km/h, entre outras, diferentemente dos carros de passeio que devem respeitar os limites de velocidade de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.