Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como CIF (Custos Indiretos de Fabricação).
Os custos indiretos de fabricação não podem ser associados diretamente aos produtos que foram fabricados. Se existem mais de 1 produto, então é preciso apropriá-los de forma justa. Para apropriá-los é preciso então fazer um rateio desses custos segundo algum critério. Observe, preço e custo são coisas diferentes.
Para descobrir o rateio, é essencial tirar a porcentagem de participação de cada produto no consumo total da matéria-prima para que seja aplicada nos custos indiretos. Portanto, é preciso dividir o valor unitário pelo total, o que dá 60% para o produto X (000) e 20% para os produtos Y e Z (5..
Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.
Para apropriar corretamente os Custos Indiretos de Fabricação é necessário:
Apropriação de custos: o que fazer para ser mais certeiro?
Como o próprio nome indica, custos fixos são aqueles que não mudam, que uma empresa tem todo mês, que são previsíveis. ... Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.
Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
adjetivo Que foi alvo de rateio; que se dividiu proporcionalmente: lucro rateado. Que foi repartido através de rateio; distribuído de modo proporcional entre todos. Etimologia (origem da palavra rateado). Part. de ratear.
O rateio é um dispositivo previsto em contrato que permite à associação de proteção veicular indenizar as situações de cobertura, como roubo, furto, acidente, queda de árvore e alagamento. Por esse esquema, cada associado paga um valor correspondente a uma ou mais cotas que equivalem ao valor do veículo.
Custos Variáveis: Aqueles que incidem de acordo com a sua produção e venda. Normalmente temos, matéria prima, impostos, comissão. Custos Diretos: Aqueles que afetam apenas uma linha de produção. Custos Indiretos: Aqueles que afetam mais de uma linha de produção e precisam ser corretamente rateados.
Resposta. Resposta Correta: São os custos indiretos, acabei de ver! =)
Já nos Custos indiretos, os gastos estão relacionados a materiais ou serviços que auxiliam a fabricação de tal bem , como por exemplo: Compra de lubrificantes e mão de obra indireta. ... São todos os custos de produção, exceto os materiais diretos e mão-de-obra direta. Ex.: Aluguel, depreciação, salário da supervisão.
Os custos de produção são aqueles ligados ao processo produtivo, podendo ser divididos em custos indiretos, material direto e mão-de-obra direta, ou seja, todos os itens que são obrigatórios no processo produtivo.
Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.
ELEMENTOS BÁSICOS DO CUSTO: São três os elementos básicos do Custo: • MATERIAIS • MÃO-DE-OBRA • GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO MATERIAIS: Os materiais utilizados na fabricação podem ser classificados em: • Matérias-primas: são os materiais principais e essenciais que entram em maior quantidade na fabricação do produto.
O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. ... Os custos diretos são custos de produto, que são conhecidos quando o produto está pronto.
Custo dos Produtos Vendidos: Soma dos gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados ou consumidos na fabricação dos produtos que foram fabricados e vendidos pela empresa.
O conceito de custo é muitas vezes confundido com os conceitos de preço, despesa ou de desembolso financeiro. É comum dizer-se que, se um bem ou serviço tem um preço alto, esse bem ou serviço "custa" muito caro. Custo é tudo aquilo que incide e afeta diretamente no preço de aquisição e/ou produção de um produto.
Custo Primário - é a soma da matéria prima, material de embalagem mais a mão-de-obra direta. Custo de Transformação - é a soma de todos os custos de produção, exceto a matéria-prima e outros elementos adquiridos, ou seja, é o custo do esforço realizado pelas empresas.