O trabalho psicológico especial para o esporte de alta competição, responsabilizar-se-á por garantir que o atleta possa se apresentar na competição com um estado ideal de rendimento. Devemos tratar de eliminar os estados desfavoráveis no mesmo, que possam interferir no seu bom desempenho, durante a competição.
No âmbito da intervenção, o psicólogo do esporte pode desempenhar ao menos 5 funções: especialista em psicodiagnóstico, responsável por medir o potencial do atleta, através da utilização de instrumentos psicológicos; especialista em análise, o qual avalia as condições de treino e faz a intermediação entre o atleta e a ...
“A psicologia do esporte não é um tratamento. ... O objetivo é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e de que forma a participação nessas atividades influencia o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem-estar do atleta nesse ambiente.
O psicólogo do esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. ... Nasceu com o objetivo de promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo.
Ela tem como objetivo melhorar o desempenho esportivo ou a qualidade da experiência da atividade física, ajudando atletas e praticantes a controlar suas emoções, seus pensamentos, sua ansiedade, agressividade, relação com companheiros de equipe, entre outros.
“No caso das modalidades individuais, em que o foco da intervenção é o próprio atleta e sua atuação, atividades voltadas para a concentração, o controle da ansiedade e o manejo das variáveis ambientais costumam ser os principais objetivos da intervenção psicológica”. ... Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v.
A Psicologia do Trabalho observa e age sobre os aspectos psicológicos das pessoas em sua relação com o trabalho: desde a seleção e contratação até a satisfação com o ambiente laboral e a adequação às tarefas executadas.
Já é possível dizer, portanto, que a mente tem sim um papel de destaque na formação de um atleta de alta performance. Com o controle da parte mental, é possível conter a ansiedade e ter a serenidade necessária para passar por momentos decisivos em um jogo ou partida importante.
A adoção de testes de gestos na rotina desportiva serve como triagem de padrões de movimento. Dessa forma, o fisioterapeuta trabalha melhor a individualização do treinamento físico e, como consequência, o paciente atinge melhores resultados no desempenho esportivo e motor.
Começando de trás para frente, existem vários fazeres do psicólogo nos contextos do trabalho: na gestão de pessoas e suas práticas regulatórias e de manutenção, na assessoria de executivos, nos sindicatos, nas consultorias a grandes empresas, na pesquisa, na investigação de clima, de perfil, de competências, no uso de ...
A psicologia do trabalho surgiu no século 19 e teve três grandes momentos, que foram: a fase industrial, a fase organizacional e a fase organizacional e do trabalho, que é a que nos encontramos atualmente.
A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador. Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos.
A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.
A Psicologia concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupos. ... A Psicologia, enquanto ciência do comportamento, é um instrumento à disposição do Administrador como apoio nessa busca de contínuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da Qualidade de Vida.
A criança ou o aluno é o fator chave no processo de ensino e aprendizagem. A psicologia educacional ajuda o professor a conhecer quais são seus interesses, atitudes, aptidões e outras capacidades e habilidades adquiridas ou inatas.