A remuneração indica o total dos ganhos recebidos pelo trabalhador, enquanto o salário indica apenas o que é pago pelo patrão diretamente.
Dicas de como responder a pretensão salarial
A pretensão salarial precisa ter um local de destaque em seu CV. Dessa forma, o ideal é que seja colocada logo abaixo do campo de informações pessoais, como nome, endereço e telefone. Essa informação certamente será uma das primeiras que o recrutador irá verificar, então, quando mais clara estiver no documento, melhor.
Quando falar sobre pretensão salarial Não informe sua pretensão salarial no currículo, só faça isso no caso de a empresa exigir. No momento da entrevista, procure saber mais informações sobre a empresa, a vaga a ser ocupada, benefícios e oportunidades de crescimento.
Pesquise o piso salarial do cargo pretendido em relação ao porte da empresa (pequena, média ou grande). Conversar com colegas pode ajudar bastante. Para não ser invasivo, evite perguntar o salário de seu colega, prefira perguntar quanto você poderá informar como pretensão salarial para a vaga que está concorrendo.
Inclua a pretensão salarial em duas ou três frases e os motivos que fazem você merecer esse valor. O segundo parágrafo deve incluir a pretensão salarial. Justifique o valor incluindo algumas frases sobre a sua formação e experiência. Isso aumenta as chances de conseguir o salário que você quer.
Pedir a pretensão salarial é uma forma que as empresas utilizam para filtrar quais profissionais serão chamados para a entrevista. ... O salário deve refletir a trajetória, a experiência e as competências do profissional. Por isso, mandar uma pretensão salarial baixa não é garantia para conseguir a vaga.
Uma sugestão é citar o salário do seu último emprego. Com base nele, o recrutador terá uma noção da sua pretensão salarial e, caso ela seja muito diferente do oferecido pela vaga, já servirá de alerta para o profissional e a empresa. Outra maneira de introduzir o assunto é citar seu objetivo financeiro.