Ela é de extrema importância pela vida na Terra pois realiza a absorção dos gases ultravioleta emitidos pelo Sol. Na década de 80, os cientistas conseguiram comprovar que a emissão contínua de gases pela indústria destruía as moléculas de ozônio da estratosfera.
Estratosfera é uma das camadas da atmosfera terrestre, localizada entre a troposfera e a mesosfera (11 km a 50 km de altitude). A estratosfera é rica em gás ozônio, por este motivo é neste local que se forma a Camada de Ozônio, responsável por proteger a Terra dos raios ultravioletas emitidos pelo sol.
85% a 90% do ozono atmosférico encontra-se na estratosfera. ... Assim, os compostos inorgânicos são os dominantes na composição da estratosfera: óxidos de nitrogénio, ácido nítrico, ácido sulfúrico, ozono, halogénios e os óxidos de halogénio resultantes da destruição dos CFC.
A atmosfera terrestre é uma camada de gases que envolve a Terra e é retida pela força da gravidade. ... O ar seco contém, em volume, cerca de 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases.
O ar é composto por cerca de 78% de gás nitrogênio (N2), aproximadamente 20% de gás oxigênio (O2), aproximadamente 1% de gás argônio (Ar) e cerca de 1% de outros gases, como o gás carbônico (CO2) e vapor de água.
Como resultado da vaporização dos metais, a mesosfera concentra grande quantidade de átomos de ferro e de outros metais.
Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.
As camadas da Terra são a crosta terrestre, o manto e o núcleo. Essas três camadas formam a composição do planeta Terra e possuem características distintas entre si. A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta.
troposfera
É encontrado em duas regiões da atmosfera: cerca 10% do ozônio atmosférico encontra-se na troposfera, região mais próxima da superfície da terra (entre 10 e 16 quilômetros) e os restantes 90% encontram-se na estratosfera, a uma distância entre 10 e 50 quilômetros.