Brasil
7 litros
O resultado foi de 7,6 litros por pessoa. Mas isso significa que o brasileiro literalmente bebe 7,36 litros de agrotóxico por ano? Não. Parte dos pesticidas são utilizados em plantações que não dão origem a alimento, como algodão, eucalipto ou soja.
Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz aponta que cada brasileiro consome, em média, 7 litros desse veneno por ano.
Principais formas de reduzir a utilização de agrotóxicos
Como reduzir o consumo de agrotóxicos nos alimentos
Como reduzir os agrotóxicos nos alimentos?
Para evitar contaminações, o agrotóxico não pode ser transportado junto com pessoas ou animais. E deve ser armazenado em um local isolado. As embalagens vazias nunca podem ser utilizadas para outros fins. Também não se deve comer, beber ou fumar durante a aplicação do agrotóxico.
Utilize o controle biológico Essa é umas melhores alternativas ao uso de agrotóxicos na agricultura. O procedimento introduz parasitas, predadores ou patógenos das pragas existentes no meio rural. Apesar de ser uma metodologia não nociva, muitos produtores ainda não a utilizam.
Uma boa alternativa para esse problema é a utilização de biopesticidas. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), recebem essa classificação quaisquer produtos feitos a partir de microrganismos, substâncias naturais ou derivados de plantas geneticamente modificadas que façam controle de pestes.
O uso de biotecnologia como, por exemplo, vegetais transgênicos (geneticamente modificados) bem como fertilizantes provenientes de processos de compostagem podem ser alternativas a serem utilizadas.
Como retirar os agrotóxicos dos alimentos “Lave em água corrente por pelo menos um minuto. Pode-se usar iodo 2% (5 ml em 1 litro de água), bicarbonato (1 colher de sopa para 1 litro de água) ou vinagre (1 parte para 2 de água). Em todos esses casos, deixe de molho em média por 30 minutos e depois lave.
Como principais utilizações na agricultura, têm-se: aplicação em cultivos para o controle de pragas (principalmente insetos); prevenir doenças causadas por micro-organismos; impedir o crescimento de outras plantas que não sejam as do cultivo (também consideradas pragas); assim, consequentemente, obter aumento de ...
- Uso de variedades transigências, existem muitas aguardando liberação no brasil ( já muito usados no mundo que muito diminuiriam o uso de agrotóxico.
A alternativa para evitar intoxicações segundo a Anvisa é diminuir a ingestão de produtos cultivados com o uso de agrotóxicos e preferir produtos de origem orgânica, ou seja, aqueles cujo cultivo não utiliza defensivos agrícolas bem como lavá-los corretamente antes de consumir e se preferível, remover as cascas.
A partir do momento, que é utilizado o agrotóxico os alimentos passam a adquirir uma proteção contras algumas pragas e bactérias é através dessa proteção elas se tornam mais forte é seu desenvolvimento potencializado ou seja cresce é reproduz mais rápido no entanto,o seu uso excessivo pode trazer danos a saúde do ser ...
Agrotóxicos, também conhecidos como agroquímicos, são largamente utilizados em monoculturas como forma de conter doenças e pragas nas produções agrícolas. ... São também conhecidos como defensivos agrícolas, agroquímicos e pesticidas.
- Os agrotóxicos, quando utilizados de acordo com a dose recomendada, atuam no controle de pragas e doenças que prejudicam as plantações. - Ao controlar possíveis danos às plantações, os agrotóxicos garantem o aumento da produtividade.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.
O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros. O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.
A principal vantagem do uso desses produtos é o controle de doenças e pragas. Dessa forma, o resultado apresentado é a colaboração com o aumento da produtividade dos produtos cultivados. ... Em relação as desvantagens, os agrotóxicos causam o desequilíbrio ambiental e ainda, o desenvolvimento de diversas doenças.
Quais as vantagens e desvantagens dos agrotóxicos?
O uso indiscriminado de agrotóxicos pode acarretar inúmeros problemas para o meio ambiente, contaminando o ar, a água, o solo causando a morte de animais e plantas. Estas substâncias podem deslocar-se no ambiente através dos ventos e da água da chuva para locais distantes de onde foram aplicados.
111) a contaminação de alimentos, poluição de rios, erosão de solos e desertificação, intoxicação e morte de agricultores e extinção de espécies animais, são algumas da mais graves conseqüências da agricultura química industrial e do uso indiscriminado de agrotóxicos largamente estimulados nos últimos 25 anos.
Penteado (2010) descreve que os principais impactos ambientais prováveis devido ao uso da irrigação são: modificação do meio ambiente, consumo exagerado da disponibilidade hídrica da região, contaminação dos recursos hídricos, salinização do solo e problemas à saúde pública.
No Brasil, casos de intoxicação ainda são frequentes O principal problema dos agrotóxicos, todo mundo sabe, é a intoxicação, tanto do homem quanto dos animais e do meio ambiente. Em nossa matéria especial sobre o uso de agrotóxicos, falamos de problemas que podem ser causados pelo uso desse tipo de substância.