Assim, avaliar o estado nutricional no início da gestação é imprescindível para se detectar gestantes em risco nutricional, seja com anemia, baixo peso ou sobrepeso/obesidade, projetar risco de resultados gestacionais adversos, determinar recomendações adequadas de ganho de peso e realizar orientação nutricional ...
O cálculo é simples, basta informar nos campos: o seu peso pré-gravidez, depois o seu peso atual, no próximo a idade gestacional que se encontra e também se é uma gravidez gemelar ou não.
Por dia:
IMC menor que 18.
No primeiro trimestre algumas grávidas podem não engordar ou ganhar menos peso do que o recomendado, mas não é preciso se preocupar. Isto não causa qualquer tipo de problema. A orientação é que a mulher tente, apesar das variações hormonais serem as responsáveis pelos enjoos, manter uma alimentação equilibrada.
A mulher pode engordar entre 7 e 15 Kg durante os nove meses ou 40 semanas de gestação, dependendo sempre do peso que tinha antes de engravidar. Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 Kg nos primeiros três meses de gravidez.
O que comer na gestação para o bebê ganhar mais peso. Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.
Portanto, dê preferência para as carnes magras, aveias, castanhas, frutas, legumes, leite desnatado e feijão! Procure manter uma alimentação o mais livre de gorduras e açúcares possível.
Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.
Algumas dicas simples para aumentar a produção de leite materno são:
10 alimentos que não se deve comer na amamentação
Especialmente no início da lactação os bebês podem não dar conta do volume produzido, por isso é importante que a mãe ordenhe algum volume antes ou após para permitir as mamas sejam esvaziadas ou amamentar com maior frequência, isso se o bebê não estiver ganhando peso.
Intervalos de pelo menos 45 minutos, mamadas mais curtas (10 a 15 minutos), retirada do leite antes da mamada e menor ansiedade da mãe podem ser fatores de auxílio. Se seu bebê mantiver o ganho de 20g por dia chega no peso que deve se ganho num mês fácil!
Por isso, é normal que o pequeno recupere o peso entre o 10º e 14º dia de vida e ganhe em média 20 a 30 gramas no primeiro mês, noo segundo ganhe em média 20 a 25 gramas por dia e no terceiro mês de vida ganhe em média 20 gramas dia. Depois disso, até o sexto mês, ganhara em média 15 gramas por dia.
Além disso, as mamães também podem pensar: “o meu leite não está sustentando porque o bebê sente vontade de mamar toda hora”. Isso também é um mito. Na verdade, o leite materno é ótimo para a digestão do bebê. Por isso, no primeiro mês, é necessário que o bebê mame em intervalos mais curtos.
O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal.