O PODER JUDICIÁRIO A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.
“Todos nós compreendemos o papel importante que o Poder Judiciário tem na democracia, na manutenção da sociedade e na garantia dos direitos dos cidadãos”. ... Segundo o governador, uma sociedade só é forte quando o Judiciário é forte e quando os Poderes constituídos se respeitam.
Pelo disposto na Constituição, os poderes são divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. Em verdade o poder é um só, ocorrendo uma divisão de atribuições e funções do Estado. ... Como meio de evitar o abuso de poder e tirania, a divisão do "poder-função" é uma forma eficiente de exercê-lo.
É organizado pelo poder executivo, legislativo e judiciário. O Brasil é uma República Federativa composta basicamente por 3 poderes. Poder Legislativo é o poder de legislar as leis, criar as leis. Ele é composto por Senadores, Deputados Estaduais e Federais e Vereadores.
A Política do Brasil funciona sob o modelo de república federativa presidencialista, formada pela União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.
Dentre as características do Poder Político podemos elencar a Exclusividade, Inclusividade e Universalidade. Explicação: ... Assim, o estado é o único que tem o poder coercitivo, com o qual ele tem autoridade constituída para o uso da força em detrimento da proteção do povo contra ataques de bandos armados ou não.
Uma relação de poder se forma no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outro. ... Então não se deve conceber que a fonte do poder político é unicamente o Estado, pois existem relações de poder em qualquer relação de interesses entre dois ou mais sujeitos, sejam eles animais, pessoas ou entidades.
Weber compreende como “política” qualquer tipo de liderança independente em ação. Por se tratar de um termo que abarca uma grande gama de relações humanas, para fins de sua palestra, limita o uso do termo ao tipo de liderança exercida pelas associações políticas e, mais especificamente, pelo Estado.
· Poder significa toda probabilidade de impor a vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade. Isso significa que o poder em termo social, obriga uma pessoa a seguir determinado órgão ou instituição. · Política é a forma de organizar uma nação ou Estado.
A política é uma ciência da organização, administração dos Estados, que pode ser confundida com o exercício do mesmo. ... O poder político é o que um homem possui sobre o outro, tendo diversas concepções e origens, podendo ser econômico, ideológico ou controlar os meios de coação (poder político em si).
Conjunto dos órgãos por meio dos quais o Estado e outras pessoas públicas exercem suas funções específicas. O poder do Estado, pelo qual ele mantém a própria soberania. O governo.