A gema é a parte do ovo que contem a maior parte das calorias que o embrião vai necessitar durante o início do crescimento. Já a clara tem duas funções, a de nutrir o embrião e de protege-lo contra boa parte dos choque mecânicos que podem vir a acometer ao ovo.
A gema apical (ou terminal) se localiza no ápice do vegetal e tem como principal função gerar o crescimento vertical dos vegetais. ... As gemas laterais também possuem tecidos meristemáticos, porém, neste caso, irão realizar a produção de folhas, flores ou novos ramos do vegetal (crescimento secundário).
Significado de gomo Rebento ou botão vegetal que se transforma em folhas ou ramos. Cada uma das divisões naturais de certos frutos, como a tangerina, o limão etc. Parte situada entre dois nós da cana-de-açúcar, do bambu e de outras gramíneas.
Gemas. ... Um conjunto de células meristemáticas forma um meristema, motivo pela qual as gemas caulinares também são chamadas meristemas caulinares. No ápice do caule (e de cada ramo) existe sempre uma gema (ou meristema) apical, que permite o crescimento em extensão graças à multiplicação das células meristemáticas.
Os botões vegetativos, as escamas que acumulam substâncias nutritivas e os cladódios são respectivamente tipos de caule, folha e caule. Os botões vegetativos, também chamados de gemas, são estruturas que contém as células responsáveis pelo desenvolvimento do caule.
O caule está dividido em: gema terminal (estrutura responsável pelo crescimento do vegetal), nó (região por onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região localizada entre dois nós) e gema axilar (produção de folhas ou ramo folioso).
Verificado por especialistas Os cactos são membros da família Cactaceae, vegetais xerófitos (adaptados a regiões quentes e com poucos índices pluviométricos). Apesar de, na maior parte do tempo, só observarmos espinhos nesses vegetais, eles produzem flores e belíssimas flores! ... Portanto, cactos são angiospermas. =)
Dentre as principais adaptações, podemos citar como exemplo as folhas reduzidas e os caules repletos de água e fotossintéticos. Além disso, algumas espécies apresentam caule com cutícula espessa e folhas modificadas em espinhos, que diminuem a perda excessiva de água.
Ao contrário da maioria das plantas que tem raízes profundas, s cactos tem raízes superficiais, o que facilita a rápida coleta da água da chuva e do orvalho. ... E graças as características do caule do cacto a água armazenada não evapora facilmente. Por isso eles conseguem sobreviver em climas como o sertão.