O retângulo é uma figura geométrica plana formada por quatro lados (quadrilátero) e apresenta os quatro ângulos internos congruentes (mesma medida) e retos (90°). Além disso, seus lados opostos são paralelos, por isso, o retângulo é um paralelogramo. Quando seus lados tiverem mesma medida ele também será um quadrado.
Área de um retângulo Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.
A Área do Trapézio A base maior é representada pela letra “B”, a base menor é representada pela letra “b”. A altura da figura é representada pela letra “h” . Para calcular a área de um trapézio basta somar a base maior e base menor, multiplicar pela altura e depois, basta dividir o resultado por dois.
Para calcular o metro quadrado de uma parede você deve multiplicar a altura por sua largura. Exemplo: Suponhamos que nossa parede tem as mesmas medidas do quarto acima, então temos 3 metros de altura por 4 metros de largura, multiplicando: 4 x 3 = 12m²; Assim como o quarto, encontramos 12 m².
O metro quadrado, simbolizado por m², é uma unidade de medida de tamanho reconhecida pelo Sistema Internacional de Unidades. A medida corresponde a um quadrado com um metro de comprimento em cada lado. Um metro quadrado (1m2) equivale a dez mil centímetros quadrados (10.
Meça o comprimento de cada parede e some-as juntas. 3. Multiplique a altura do teto pelo comprimento total de suas paredes. Essa é a metragem quadrada de suas paredes se seu cômodo tiver um teto reto.
Basta multiplicar o comprimento pela largura: 6 x 5 = 30 m2 de área. Assim, divida a área pela metragem quadrada (30/1,2 = 25), que dará a quantidade de 25 lâminas.
Por exemplo, se você possui uma sala de sete metros por cinco metros, as placas deverão ter sete metros de comprimento. Para utilizando a parede menor como parâmetro para calcular a quantidade de lâminas necessárias basta dividir o seu comprimento pela largura das peças. No exemplo citado, seriam 5m divididos por 0,2m.
Mesmo que sejam de tamanhos diferentes, você pode fazer algo como calcular o valor do imóvel por metro quadrado. Para isso, basta pegar o preço do imóvel de seu vizinho e dividir pela metragem. Fazendo isso com mais de uma propriedade, você poderá ter a ideia do valor médio do metro quadrado na vizinhança.
Para calcular o valor do imóvel, basta multiplicar o valor total do m² da área com o número da metragem do seu imóvel. Portanto, o valor do seu bem será de R$ Com isto em mãos, faça uma comparação com a área e veja se este preço se adequa ao demais imóveis a venda pela região.