Não podemos confundir um superóxido com um peróxido ou um óxido, mesmo que esses dois compostos binários apresentem elementos das mesmas famílias ligados ao oxigênio. ... A diferença está no NOX que o oxigênio apresenta nessas três substâncias. Em um óxido, o NOX é sempre -2, e, nos peróxidos, o NOX é sempre -1.
Os peróxidos de uma forma geral são compostos iônicos por apresentarem metal na sua constituição, com exceção do peróxido de hidrogênio, que é molecular. Eles são também compostos sólidos (por serem iônicos), com exceção do peróxido de hidrogênio, que é líquido.
Sua fórmula química é o H2O2 e, em solução aquosa, ele é conhecido comercialmente como água oxigenada. O motivo da popularização do peróxido é o seu poder desinfetante, que garante a eliminação de microrganismos do meio ambiente. O peróxido de hidrogênio é um poderoso oxidante.
O peróxido de hidrogénio facilita a dissolução de alguns sais, evita a sua precipitação e, inclusive, devido à libertação de oxigénio por parte do peróxido, causa um burbujeo que tem um efeito de limpeza mecânica sobre as superficies.
Catalisadores de reações químicas; Os peróxidos iônicos podem ser utilizados para a obtenção de bases inorgânicas quando reagem com a água; Os peróxidos iônicos podem ser utilizados para a obtenção de sais inorgânicos quando reagem com ácidos; Branqueamento do papel.