S.N voluntário > reage aos estímulos provenientes do ambiente externo. Irão conduzir impulsos ao sistema nervoso central e aos músculos esqueléticos. S.N autônomo > irá regular o ambiente interno do corpo, controlará as atividades do sistema cardiovascular, digestório, excretor e endócrino.
O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos. O sistema nervoso autônomo apresenta duas divisões, a parassimpática e a simpática.
A principal diferença entre o sistema nervoso somático e o autônomo é que o primeiro é responsável por movimentos voluntários e o segundo, como o próprio nome já diz, é responsável por movimentos involuntários.
O SNP voluntário ou somático tem por função reagir a estímulos provenientes do ambiente externo. Ele é constituído por fibras motoras que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos esqueléticos.
O sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. ... O sistema nervoso parassimpático é a segunda das duas divisões do sistema nervoso autônomo. Função. Responsável por preparar o organismo para responder a situações de estresse e emergência.
Os neurônios podem, também, ser classificados quanto à sua função, sendo divididos em neurônios motores (eferentes), que controlam órgãos efetores, tais como glândulas endócrinas e fibras musculares; neurônios sensoriais (aferentes), os quais recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo; e ...
Um neurônio tem quatro regiões morfológicas bem definidas: dendritos, corpo celular, axônio e terminais pré-sinápticos. ... O corpo celular contém núcleo, retículo endoplasmático, aparelho de golgi e mitocôndrias. Sintetiza moléculas essenciais para manutenção do neurônio.
- Interneurônios – São aqueles que conectam um neurônio a outro, sendo encontrados no SNC.