Reatância (AO 1945: reactância) é uma oposição natural de indutores ou capacitores à variação de corrente elétrica e tensão elétrica, respectivamente, de circuitos em corrente alternada. É dada em Ohms e constitui, juntamente com a resistência elétrica, a grandeza impedância.
A seguir o resumo das fórmulas que se aplicam ao cálculo do indutor:
Se você quiser calcular a indutância total de menos de 10 indutores, basta inserir os valores dos indutores que você tem e deixar o resto dos campos em branco. Por exemplo, se você quiser calcular a indutância de 3 indutores em paralelo, basta inserir valores nas primeiras 3 caixas e deixar o resto em branco.
Para a construção de um indutor com núcleo de ar, uma boa ideia é usar um cano de PVC como base para enrolar o fio. O cano não alterará a indutância pois sua permeabilidade é equivalente a do ar. Caso tenha um núcleo de ferrite disponível, o fio pode ser enrolado nele mesmo.
Portanto, para dois indutores em série, a indutância equivalente é a soma das indutâncias.
Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. O indutor pode ser utilizado em circuitos como um filtro passa baixa, rejeitando as altas frequências.
Já no indutor ocorre o inverso, a corrente contínua CC passa normalmente sem encontrar resistência. Em circuitos de corrente contínua CC, o indutor é considerado com resistência infinita ao ligarmos o circuito e com resistência nula depois de certo tempo.
No indutor, a reatância XL surge devido à auto-indução, que se opõe às variações da corrente. Como conseqüência, a reatância indutiva atrasa a corrente em relação à tensão. Quanto mais brusca for a variação da corrente, maior é a reatância XL. A tensão se propaga instantaneamente, mas a corrente se atrasa!
Para provar o aparelho bastar ligá-lo. Sem a existência de um indutor ligado entre G1 e G2 o ponteiro do instrumento ou multímetro tende a deflexionar para a direita e até a ultrapassar o final da escala. Com as garras interligadas a indicação deve cair a zero.
Um indutor, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, oferece uma oposição à passagem dela, imposta por campo magnético, denominada reatância indutiva. ... Podemos traçar o gráfico da reatância indutiva em função da frequência, obtendo com resultado a curva mostrada ao lado.
O indutor, também chamado de solenoide ou bobina, é um dispositivo elétrico passivo, capaz de armazenar energia criada em um campo magnético formado por uma corrente alternada (CA). Este componente é usado em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais, para armazenar energia através de um campo magnético.
Capacitores. Os capacitores despolarizados podem funcionar em corrente alternada devido ao fato de que cada uma das suas armaduras pode receber tanto potencial positivo como negativo. Capacitores despolarizados podem ser ligados em CA.
adjetivo Que induz, que instiga. [Eletricidade] Diz-se do que produz o fenômeno da indução: circuito indutor. substantivo masculino Induzidor, instigador. [Eletricidade] Ímã ou eletroímã destinado a fornecer o campo magnético criador da indução.
Função dos capacitores A função mais básica do capacitor é a de armazenar cargas elétricas em seu interior. Durante as descargas, os capacitores podem fornecer grandes quantidades de carga elétrica para um circuito.
A diferença entre o capacitor e o indutor é a seguinte: O capacitor armazena energia na forma de campo elétrico, enquanto o indutor armazena energia na forma de campo magnético. ... Não há fluxo de corrente através das placas do capacitor, mas em uma corrente do indutor passa pela bobina.
Relação entre o fluxo magnético que atravessa um circuito e a intensidade da corrente elétrica que, passando no circuito, gera o campo magnético.
Como funciona o capacitor Elas placas ficam muito próximas uma das outras. Como são cargas opostas elas se atraem, ficando armazenadas na superfície das placas mais próximas do isolante dielétrico. ... A energia que o capacitor armazena advém do campo elétrico criado entre as placas.
Enquanto o capacitor armazena energia em um campo elétrico, o indutor armazena energia em um campo magnético. Indutância é a capacidade do indutor de resistir a variação de corrente elétrica e é medido em henries (H). Ás vezes indutores são chamados de solenoides. ...
No eletromagnetismo e na eletrônica, a indutância é a tendência de um condutor elétrico se opor a uma mudança na corrente elétrica que flui por ele. ... Essa tensão induzida criada pela mudança da corrente tem o efeito de se opor à mudança da corrente. Isso é determinado pela lei de Lenz e a voltagem é chamada de EMF.
O curto-circuito ocorre em razão do aumento repentino da tensão no circuito elétrico. ... Podemos dizer que o curto-circuito ocorre porque a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada.
1 Milihenry [mH] = 0,001 Henry [H] - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de Milihenry em Henry.
Capacitores e indutores são elementos passivos, como os resistores, porém ao invés de dissipar energia estes elementos são capazes de absorver e fornecer energia. Isto ocorre porque a energia absorvida fica armazenada na forma de campo elétrico ou magnético.
A capacitância ou capacidade é a grandeza elétrica de um capacitor, que é determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que atravessa o capacitor numa determinada freqüência.
Capacitor é um dispositivo capaz de acumular cargas elétricas quando uma diferença de potencial é estabelecida entre seus terminais.
Capacitores são componentes eletrônicos capazes de armazenar cargas elétricas. Ele possui dois terminais que são conectados interiormente por placas metálicas, geralmente de alumínio, e separados por um material dielétrico (cerâmica, mica, porcelana, e até ar). ... Ilustração dos exemplos de capacitores da lista abaixo.
Capacitores - Capacitores armazenam energia elétrica. Os capacitores são dispositivos com capacidade de armazenar energia elétrica. ... Além da energia mecânica, temos a energia elétrica. que também pode ser armazenada na forma de energia potencial.