Biotecnologia e Biomedicina Apesar de serem duas áreas de estudo parecidas, a Biomedicina se diferencia da Biotecnologia por ser um campo voltado apenas à aplicação dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos na área da saúde humana.
A bioengenharia estuda e desenvolve instrumentos essenciais à manutenção da vida como esfigmomanômetros, hemodiálise, bombas infusoras ou bomba de infusão, bombas de sangue, pulmões artificiais (ventiladores), desfibriladores, incubadoras neonatais, etc.
A profissão de Engenharia Biomédica é regulamentada desde 2008 e para exercê-la é obrigatório possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e obter registro profissional no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Este engenheiro – bioquímico, de bioprocessos ou de biotecnologia – conhece a química e a física relativas aos processos industriais que envolvem substâncias produzidas por seres vivos e aplica esse conhecimento no processo de fabricação de bebidas, alimentos, biocombustíveis e refino de petróleo.
Como eu disse antes, a biotecnologia é a obtenção de recursos a partir da manipulação de seres vivos. A fermentação é um exemplo maravilhoso para isso. Existem três tipos básicos de fermentação: alcoólica, lática e acética.
Cada vez mais presente no dia a dia, a biotecnologia é uma área que trabalha com a modificação de seres vivos para aperfeiçoar produtos, serviços e técnicas. Entretanto, muitas vezes, a presença dela passa quase despercebida para muitas pessoas.
Biotecnologia. ... Tecnicamente, segundo a definição da ONU – Organização das Nações Unidas, biotecnologia significa “qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seres derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.
“Como uma tecnologia baseada nas ciências biológicas, a biotecnologia possibilita o desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos, produtos de extrema importância no atual contexto em que estamos vivendo”, ressalta Sílvia Fialho, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed e coordenadora do curso de mestrado.
A principal relação que existe entre o DNA e o ramo biotecnológico, é que graças aos estudos realizados com essa moléculas a sociedade hoje é capaz de ter muitas tecnologias como criação de vacinas, manipulação de material genético de microorganismos e melhoria genética na área da Agricultura.
Biotecnologia é a aplicação dos conhecimentos químicos e biológicos e de novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiental. O profissional de Biotecnologia é multidisciplinar, pois entende de biologia, química, física, estatística e informática.
Profissão Biotecnólogo: salário e carreira na área de BIOTECNOLOGIA