A crítica jurídica da teoria dos sistemas repousa sobre a autonomia do direito. Ela re- jeita rigorosamente tendências de controle externo. O objetivo consiste em uma manutenção da liberdade do código.
Conceitos Fundamentais Paradoxo da diferenciação, assimetria/identidade, re-entry. Interação, expectativa normativa, expectativa cognitiva, sociedade. Ciência/observação de segunda ordem,sociedade complexa, seletividade, Teoria da evolução/construtivismo.
Luhmann, segundo essa interpretação, atribui as tendências de crise do direito formal a problemas de adaptação à diferenciação funcional da sociedade e aponta como solução uma maior autonomia do direito, uma abstração mais pronunciada dos conceitos jurídicos, maior auto-reflexão do sistema e um novo funcionalismo da ...
Autopoiese ou autopoiesis (do grego auto "próprio", poiesis "criação") é um termo criado na década de 1970 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana para designar a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios.
De acordo com Capra (2006, p. Além disso, de acordo com a teoria da autopoiese, um sistema vivo interage com seu meio ambiente por meio do “acoplamento estrutural”, ou seja, interações que desencadeiam mudanças estruturais no sistema. ...