EQST

Qual A Concepço De Cincia Para Bachelard?

Qual a concepção de ciência para Bachelard?

Bachelard apresenta o espectro epistemológico, afirmando que a ciência oscila dentro de um espectro pré-definido. Destaca o pluralismo das ciências. Aponta que a filosofia da ciência é, por natureza, aberta. Pensar cientificamente é uma ferramenta para marcar histórias na elaboração dos conceitos científicos.

Qual é a meta do paradigma histórico de Gaston Bachelard?

Para ele o conhecimento ao longo da história não pode ser avaliado em termos de acúmulos, mas de rupturas, de retificações, num processo dialético em que o conhecimento científico é construído através da constante análise dos erros anteriores.

Qual é a crítica que Bachelard faz a empiristas?

Se o realismo é definitivo, Bachelard assinala que o idealismo é prematuro. ... Ou seja, se para os empiristas a experiência apresenta-se uniforme, uma vez que todas elas se originam nas sensações, para os idealistas, a unidade da experiência deriva do fato de serem elas apreendidas pela razão.

Quem foi Gaston Bachelard e qual foi sua contribuição para a ciência metodológica?

Gaston Bachelard Filósofo francês Publicara, dois anos antes, seu primeiro livro, Ensaio sobre o conhecimento aproximado. A partir de 1940, Bachelard lecionou na Sorbonne, de onde só se afastou em 1954. Ingressou na Academia das Ciências Morais e Políticas em 1955 e recebeu, em 1961, o Prêmio Nacional das Letras.

Quais são os pontos positivos e negativos da ciência?

A ciência trouxe-nos saúde, comodidade, meios de comunicação, facilidades, segurança, qualidade de vida e muito mais. ... A ciência e a evolução tecnológica contribuíram para a melhor adaptação do homem, e para o seu domínio do planeta. Esse domínio é que pode ter sido não muito bem ponderado.

Que visão de ciência Gleiser crítica?

Gleiser era ateu, deixava isso bem claro, porém critica a posição polarizada da ciência que não inclui a religião. Então presa pelo entendimento do que na verdade é a fé, usando pensamento científica. Gleiser era ateu, deixava isso bem claro, porém critica a posição polarizada da ciência que não inclui a religião.

O que representa as rupturas epistemológicas na visão de Gaston Bachelard?

A história da ciência, afirmou Bachelard, consistiu na formação e no estabelecimento desses obstáculos epistemológicos, e depois na posterior destruição dos obstáculos. Este último estágio é uma ruptura epistemológica - onde um obstáculo inconsciente ao pensamento científico é completamente rompido ou quebrado.

Quais obstáculos o senso comum coloca para o conhecimento científico?

Daí surge o primeiro obstáculo epistemológico apresentado por Bachelard (2005): o senso comum ou a opinião. Os conhecimentos habituais, aquilo que se considera conhecer claramente, retarda a busca por novos conhecimentos. Contradizer o conhecimento habitual é necessariamente romper com o senso comum.

Qual é a crítica que Bachelard?

A crítica de Bachelard à metodologia cartesiana exposta principalmente em sua obra Le Nouvel Esprit Scientifique (1934), e a noção de obstáculos epistemológicos exposta em La Formation de l'esprit Scientifique (1938), parecem permitir caracterizar o cartesianismo em termos de entraves ao conhecimento objetivo.

Qual é a crítica do empirismo no racionalismo?

Os racionalistas defendiam que todo conhecimento existente provinha da especulação racional. Já os empiristas diziam que ele provinha da experiência sensível. O objetivo do racionalismo era chegar à verdade por meio da razão e o empirismo por meio da experiência.

Qual a contribuição da epistemologia para a ciência?

Em termos gerais, pode-se dizer que a Epistemologia da Ciência é o estudo da natureza, abrangência e justificativa do conhecimento científico. ... Isso implica em aceitar que ciência contemporânea é feita da pesquisa dos fatos verdadeiros e da síntese das leis verídicas que têm uma fecundidade de verdades.

Quais são os pontos positivos da ciência?

A ciência trouxe-nos saúde, comodidade, meios de comunicação, facilidades, segurança, qualidade de vida e muito mais. ... A ciência e a evolução tecnológica contribuíram para a melhor adaptação do homem, e para o seu domínio do planeta. Esse domínio é que pode ter sido não muito bem ponderado.

Qual o argumento central de Marcelo Gleiser?

As três origens. Gleiser estuda o surgimento de estruturas complexas da natureza para descobrir o sentido do mundo e nosso lugar no grande esquema das coisas. Para isso, ele tem como foco questões muito fundamentais relacionadas ao que chama de “três origens”: o cosmos, a vida e a mente.

Qual o significado de ruptura e epistemologia?

Anotemos, desde já, que chamaremos «ruptura epistemológica» àquilo que determina o nascimento de uma nova ciência e «corte epistemo- lógico» àquilo que gera uma evolução ou evoluções decisivas na mesma.

Quais são os obstáculos epistemológicos?

Dentre os obstáculos epistemológicos podemos citar a Experiência Primeira, Obstáculos Verbais, Obstáculos substancialistas, Obstáculos animistas, Obstáculos realistas e Conhecimentos Unitário e Pragmático, todos citados neste trabalho.

O que Bachelard entende por preconceito substancialista?

Substancialismo: A ideia de substância, tão simples, tão clara, funciona como obstáculo epistemológico na construção de conhecimentos não substancialistas. ... quanto menos precisa for uma ideia, mais palavras existem para expressá-la.

Qual a crítica que Kant faz ao racionalismo?

De acordo com Kant, os racionalistas fingem tudo saber e tudo compreender, além de elevar a razão ao patamar de tudo conhecer e poder determinar a existência das coisas sem recorrer a uma prova que aponte a verdade e a realidade daquilo que ela postula, como sendo verdadeiro e existente.