O tártaro corresponde à calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e parte das gengivas, formando uma placa calcificada e amarelada e que se não for tratada, pode levar ao aparecimento de manchas nos dentes e favorecer a formação de cáries, gengivite e mau hálito.
Tartalo ou Tartaro é um personagem da mitologia basca que é um gigante enorme e forte com um só olho, similar aos ciclopes da mitologia greco-romana.
Atlas (em grego: Άτλας), também chamado Atlante, na mitologia grega, é um dos titãs condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre. Era casado com Pleione, com a qual teve sete filhas conhecidas como Plêiades, bem como sete filhas que eram ninfas, as hespérides.
Distribuição geográfica O tártaro é falado em diversas partes da Europa, Rússia, Sibéria, China, Turquia, Polônia, Ucrânia, Finlândia, Estônia e Ásia Central. É também a língua nativa de 400.
O tártaro só pode ser removido no consultório Com a ajuda do uso do fio dental, escova ideal e o creme dental, o paciente que segue as etapas da limpeza bucal consegue ficar livre desse acúmulo. Enquanto a placa bacteriana pode ser eliminada com esses cuidados, o mesmo não acontece com o tártaro já formado.
A influência genética na saúde bucal Algumas pessoas têm maior predisposição a formar placa bacteriana e tártaro do que outras, mesmo fazendo a higienização bucal de forma adequada. Se você sofre com o problema, deve ir ao dentista com uma frequência maior e estar atento às enfermidades gengivais.
Para remover esse acúmulo que causa odor, você pode usar uma pequena quantidade de creme dental para escovar cuidadosamente a parte de cima da língua. Comece pela parte de trás da língua, e depois vá escovando em direção à parte da frente, na abertura da boca.
Isso porque a higiene bucal mais detalhada na região pode ser capaz de reverter o quadro. “Nesse caso, o tratamento mais indicado é a utilização do kit de prevenção bucal, que inclui uma escova de dentes de cerdas macias, pasta de dente, fio dental e enxaguante bucal”, revela Kalina.
Passe o raspador duas vezes, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Não é necessário aplicar muita força. Também é possível limpar a língua com a própria escova de dentes. Para isso, escove a língua.
Se a causa da língua branca for a saburra, é recomendado uma higiene bucal mais detalhada da região. Você pode realizar essa limpeza com as próprias cerdas da escova de dente ou com ajuda dos limpadores de língua. Sem falar que a alimentação também pode auxiliar nessa faxina.
Geralmente, a língua branca é sinal de que existe uma grande acumulação de bactérias ou fungos em boca. A cor da língua fica alterada, ficando coberta por uma camada esbranquiçada que resulta da concentração de resíduos alimentares e células mortas.
A respiração bucal resulta em posição alterada da língua e lábios entreabertos; as alterações no tônus da musculatura facial levam a uma hipotonia, dificultando a manutenção da boca fechada, mesmo após solucionar os problemas obstrutivos.
O termo hipotonia refere-se a uma diminuição do tônus muscular, sendo considerado, na grande maioria dos casos, um sintoma de disfunção neurológica1. O tônus muscular é um estado de tensão constante a que estão submetidos os músculos em repouso. É a resistência do músculo ao estiramento.
Moleza, diminuição do tônus muscular e da força, perda rápida do peso, falta de controle parcial ou total da cabeça, dificuldades de respirar e deglutir são algumas das principais características da hipotonia.