Ação concêntrica• Acontece quando a tensão muscular provoca um torque maior que o torque das cargas resistivas, encurtando o músculo. ... O comprimento do músculo permanece inalterado e não ocorre movimento em torno da articulação. • A ação isométrica aumenta o diâmetro do músculo.
contração concêntrica - é o tipo de contração muscular no qual os músculos encurtam durante a geração de força; contração excêntrica - ocorre quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo.
Existem dois tipos de contração, a concêntrica e a excêntrica. De uma forma simplificada, na contração concêntrica o músculo acelera um movimento e na excêntrica o freia. Imagine-se dobrando o cotovelo segurando um peso (exercício de bíceps).
A contração muscular pode ser de dois tipos: Contração isométrica: quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho. Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica. Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo.
Os tecidos musculares são tecidos cujas células, exageradamente alongadas e transformadas em fibras, têm a capacidade de contração e, por isso, podem promover movimentos do corpo. O tecido nervoso é um tecido praticamente presente em todas as partes do corpo.
O material genético de todas as células é igual dentro do organismo. Todavia, o que difere por exemplo, uma célula nervosa de uma célula muscular, é a expressão dos genes, ou seja, quais genes que serão ativados para que uma célula apresente características morfofuncionais de uma célula nervosa (neurônio).