Existem vários tipos de estomatite, que por conta da causa apresentam distinções entre si:
O diagnóstico da leucoplasia é feito mediante exame clínico e biópsia da lesão, que sempre deve ser realizada. Biópsia incisional pode não ser representativa quanto à presença de displasia, assim, recomendam-se múltiplas biópsias ou biópsia excisional em caso de lesões pequenas.
As papilas conjuntivas são curtas e numerosas. Apresenta uma submucosa delgada, de difícil identificação, unindo firmemente a mucosa ao tecido conjuntivo que envolve os feixes dos músculos da língua. e) Palato mole: apresenta a mucosa composta por um epitélio do tipo estratificado, não queratinizado.
Papilas são as pequenas saliências na língua que contêm botões gustativos. Há quatro tipos de papilas na língua: filiformes, fungiformes, foliáceas e circunvaladas. Essas papilas, com exceção das filiformes, nos permitem distinguir sabores doces, salgados, amargos, azedos e umami.
Célula mucosa – Wikipédia, a enciclopédia livre.
A mucosa da boca é dividida em três tipos de mucosa: a mucosa envolvida no processo de mastigação, a mucosa que reveste a boca e uma mucosa especializada. A mucosa mastigatória é composta por epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado, ou paraqueratinizado, umidificado e tecido conjuntivo subjacente.