Via de regra, os sistemas de acumulação de custos mais utilizados são o de acumulação por processo e o de acumulação por ordem. Existem ainda empresas que, em função de suas atividades, acabam utilizando um sistema híbrido, o qual contempla características do modelo por ordem e do modelo por processos.
Texto base O sistema de acumulação dos custos traduz como os custos deverão ser acumulados, ou seja, como deverão ser apurados ao longo do processo de elaboração do produto ou serviço.
A importância do sistema de acumulação de custos ocorre pela necessidade de se atribuir os custos diante de um determinado objeto de custos. O ato de reconhecer e de registrara definição da organização de custos ao ser criado em um sistema de banco de dados que pode permitir que gestores tomem tomadas de decisão.
Determina-se o custo unitário, dividindo o total de despesas acumuladas num processo durante certo período de tempo pelas unidades produzidas no mesmo período, nesse mesmo processo.
Sistemas de acumulação de custos por processo. ... O custeio por processo é o método de custeio em que os custos são atribuídos igualmente a unidades homogêneas, em determinado período, e é utilizado quando a produção é feita em fluxo contínuo.
Para saber o custo unitário basta dividir o valor pago pelo número de itens comprados. Imagine que sua empresa vende canetas e comprou um lote de 500 unidades. Este lote custou R$ 2 mil. Ao dividir o valor total pago pelo número de itens (500 canetas), é possível saber que o custo unitário é de R$ 4.