1) Resíduos Classe I – Perigosos São aqueles que apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Consulte a NBR para maiores detalhes sobre cada característica enquadrada nessa classificação.
Conheça os 5 Principais Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos
O que é gerenciamento de resíduos sólidos? Gerenciar resíduos significa adotar efetiva e sistematicamente um conjunto de ações nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada.
Os resíduos odontológicos do grupo B precisam ser eliminados em ambientes sólidos que abriguem todo o seu material, são resíduos contendo substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente, independente de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade para, ...
Logo, na gestão predomina uma administração com enfoque externo e, no gerenciamento, o foco da excelência é o cenário interno da organização. Trata-se de uma consequência da aplicação do princípio da especialização na própria ciência, técnica e arte de administrar.
Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
A ordem de prioridade se inicia com a tentativa de não geração e segue com a redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. D A ordem de prioridade é reciclar, reutilizar e, se for possível, não gerar.
O que deve ser priorizado em primeiro lugar é a não geração, em segundo lugar a redução, depois reutilização, posteriormente a reciclagem. Não havendo a possibilidade de aplicar nenhum desses projetos de gerenciamento, o resíduo deve ser tratado e o rejeito deve ser disposto de forma ambientalmente correta.
Tomando um exemplo concreto, o do atendimento ao público numa repartição, no caso de haver «ordem de prioridade», são as pessoas que vão ser organizadas de acordo com um único critério — a prioridade — que poderá ser a hora de chegada.
Como definir prioridades?