Macrociclo: O macrociclo é um plano de periodização que organiza o treino a longo prazo, podendo ser anual, bianual ou olímpico, com a duração de 4 anos.
Criando um Macrociclo Acesse o menu Planilha> Planilha, selecione o aluno para criação do macrociclo e em seguida clique no botão 'Editar Ciclos de Treinamento' destacado abaixo. Na tela de Ciclos de Treinamento, clique no botão 'Novo Macro'. Informe o nome do macro, observação e a data início.
Já percebeu que não dá nem para pensar em prescrever exercícios sem periodização de treino, certo? Afinal, você já viu que, sem essa sistematização, os resultados dos seus alunos vão por água abaixo — e a sua credibilidade também.
O macrociclo estão compostos pelo conjunto de microciclos. Cada bloco de microciclo são os mesociclos e estes podem mudar várias vezes na mesma temporada de treinamentos. Um escalador, assim como um atleta profissional de um esporte coletivo, treina a semana para um desafio especifico no final de semana.
Periodização abrange dividir seus treinamentos em períodos de 4 meses a 1 ano, com ciclos de construção da performance, em cada um destes ciclos você vai focar na melhora da força, hipertrofia, definição muscular ou transição para que ocorra o repouso ativo.
Depois, vem a fase de transição, durante a qual o aluno pode se recuperar de todo o processo de treinamento (pouca intensidade e pouco volume), antes de iniciar um novo ciclo.
O macrociclo estão compostos pelo conjunto de microciclos. Cada bloco de microciclo são os mesociclos e estes podem mudar várias vezes na mesma temporada de treinamentos. Um escalador, assim como um atleta profissional de um esporte coletivo, treina a semana para um desafio especifico no final de semana.
Depois, defina o macrociclo, dividindo em mesociclos e microciclos. À medida que o aluno evolui, faça os ajustes necessários e lembre-se de reavaliar o aluno periodicamente.
Criando um Macrociclo
Na fase específica, a intensidade passa a prevalecer nos exercícios, ou seja, é o período de cargas altas com poucas repetições. É quando o ganho de massa real acontece.
A ideia é variar intensidade, volume e exercícios em períodos determinados, para evitar o famoso e temido platô — aquela fase do treinamento em que as pessoas deixam de ter ganhos. E, claro, evitar lesões causadas pelo overtraining.
A partir deste ponto, você precisa montar uma tabela de periodização de musculação para facilitar a sua organização, a prescrição dos treinos e o acompanhamento da evolução do seu aluno.
O modelo clássico de periodização organiza o planeamento de treino em blocos de acordo com períodos de tempo específicos. Assim, o período mais longo é designado de macrociclo e tem a duração de cerca de 12 meses. O macrociclo é dividido em blocos de mesociclos (com a duração de 1 a 2 meses).
Seu aluno pode adoecer ou ter que viajar a trabalho, por exemplo. Pense em como adaptar micro e mesociclos para que ele consiga retomar os treinos com segurança e motivação.
Sabe aquele aluno que que já quer começar pegando pesado, por achar que vai ter resultados mais rápidos? Os mesociclos servem justamente para evitar esse tipo de situação que, além de não funcionar, ainda pode fazer o aluno se machucar.
E, agora que você já conhece os modelos e as principais fases da periodização, veja como traçar essa estratégia para potencializar os treinos dos seus alunos.
Determine quais os exercícios trabalhados, intensidades, volumes e métodos de treinamento para cada microciclo, considerando as metas específicas para aquele curto período.
Periodização Macroestrutura: períodos de uma época Períodos Características / Objectivos Preparatório Período curto (4 a 6 semanas). Desenvolver as capacidades táctico-técnicas, físicas e psicológicas. Desenvolver a Forma Desportiva individual e colectiva. Competitivo Período longo (aproximadamente 10 meses).
Este é o momento de ser muito preciso com a sua selecção de KPIs e brocas. O volume e a intensidade são menores, o que significa que a variação será maior. Você quer manter seus atletas muito afiados com sessões de treinamento de curta duração e visando o mais alto nível de resultados. Ser capaz de realizar um exercício por um tempo muito curto com resultados de nível de ELITE é o objetivo.
Os macrociclos — a base da periodização de treinamento — são os períodos mais longos de planejamento e servem para direcionar o programa de exercícios em direção a metas de longo prazo.
não é incomum que mudanças em curso sejam feitas no seu macrociclo durante todo o ano, então não se preocupe se você tiver que alterar alguma coisa.certifique-se de que compreende as necessidades de treino do atleta para o ano de treino e planeie em conformidade, tendo sempre em consideração as directrizes de carregamento recomendadas para o seu treino de resistência cerebral.