Exemplos de dissacarídeos Os três dissacarídeos mais conhecidos são: sacarose, maltose e lactose.
Maltose é um dissacarídeo redutor composto da junção de uma molécula de α-D- glicose e outra de β-D-glicose, através de uma ligação O-glicosídica. ... Maltose é encontrada em vegetais, e tem função energética. É também chamada de açúcar de malte de cereais.
O termo glicólise significa “açúcar dividido” e é uma referência ao que acontece nesse processo: a glicose, molécula formada por seis carbonos, é quebrada em dois açúcares de três carbonos. Na glicólise, ocorrem dez reações diferentes, que resultam na formação de duas moléculas de piruvato.
O exame de glicemia ou glicemia em jejum é aquele que mede o nível de glicose (taxa de açúcares) na corrente sanguínea, feito a partir de uma coleta do sangue venoso e de um período de 8 horas de jejum sem alimentos ou bebidas, exceto água.
Em relação a sua fórmula molecular geral, a sua cadeia é composta por seis carbonos e um grupo aldeído (–CHO), que podem ser encontrados na forma de cadeia aberta (acíclica) ou anel (cíclica).
Ela é obtida por meio da nossa alimentação, e os níveis que ela apresenta em nosso sangue são chamados de glicemia. Essa concentração de glicose no sangue é regulada pela insulina e pelo glucagon, dois importantes hormônios produzidos no pâncreas.
Glicólise é um processo bioquímico em que a molécula de glicose (C6H12O6), proveniente da alimentação, é quebrada em duas moléculas menores de ácido pirúvico ou piruvato(C3H4O3), liberando energia. É a primeira etapa do processo de respiração celular que ocorre no hialoplasma celular.