Quais so os 6 pilares da autoestima? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O conceito de autoestima que orienta essa proposta segue os pressupostos de Branden (2002) que apresenta seis atitudes fundamentais que necessitam ser desenvolvidas: viver conscientemente, autoaceitação, autorresponsabilidade, autoafirmação, intencionalidade e integridade pessoal.
Quais os pilares da autoestima?
Os pilares da autoestima
Autoaceitação. Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. ...
Autoconfiança. Diz respeito a uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. ...
Competência social. É a experiência de ser capaz de fazer contatos. ...
Rede social.
Quem foi Nathaniel Branden E o que ele produziu?
Nathaniel Branden dedicou seus estudos à Autoestima. Seu primeiro livro sobre o tema, Psicologia da Autoestima é de 1969 e o mais famoso deles, Os Seis Pilares da Autoestima, de 1994. Pela relevância da sua obra e pioneirismo em pesquisas sobre Autoestima, até hoje é tido como referência na área.
O que a psicologia fala sobre autoestima?
Elevada ou baixa, a autoestima determina nosso comportamento e explica muitas de nossas atitudes e sentimentos. ... Segundo psicólogos, essa sensação diz respeito à autoestima, caracterizada por um conjunto de sentimentos e pensamentos que a pessoa tem sobre seu próprio valor, competência e adequação no meio.
O que é autoestima Nathaniel Branden?
O psicoterapeuta e autor do livro “Os seis pilares da autoestima”, Nathaniel Branden, definiu a autoestima como: “Confiança em nossa capacidade de pensar; confiança em nossa habilidade de dar conta dos desafios básicos da vida; confiança em nosso direito de vencer e sermos felizes; a sensação de que temos valor e de ...
Como a psicologia ajuda na autoestima?
A psicologia pode ajudar muito Evoluindo o tratamento, aos poucos retiram-se os sentimentos de menos valia, de desmerecimento e os outros sentimentos negativos e destrutivos, substituindo tudo isso por sentimentos positivos, incentivando o autoamor, o autoconhecimento e recuperando os altos níveis de autoestima.
O que é baixa Auto-estima e suas características?
A baixa autoestima está intimamente ligada a dificuldade de autoaceitação, amor-próprio e a falta de autoconhecimento. Uma pessoa nesse estado não se sente capaz de alcançar seus objetivos e com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento na vida, prejudicando seu próprio desenvolvimento.