A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.
Por coadunar com o pensamento corrente e mais marcante da Modernidade, o cientificismo, a escola racionalista, junto ao empirismo são grandes representantes do que foi a Filosofia desenvolvida durante a Modernidade.
A filosofia moderna é a corrente filosófica que tem início no século XV e vai até o século XVIII. ... Muitos autores, no entanto, consideram o marco inicial da filosofia moderna os pensamentos produzidos por René Descartes, no século XVII, e o fim é marcado pelos trabalhos de Ludwig Wittgenstein, no século XX.
A Filosofia e a Ciência moderna passam a ter uma nova missão: Não apenas contemplar a harmonia do Universo, mas também construir leis que permita explicar o Universo e dar a ele uma ordem. A Razão Humana e a Ordem do Universo são as coisas mais importantes para o Filósofo Moderno Immanuel Kant (1724-1804).
O racionalismo e o empirismo, correntes de pensamento construídas no período, demostram essa mudança. Ambos visam dar respostas sobre a origem do conhecimento humano. O primeiro associando à razão humana e o segundo, baseado-se na experiência.
A filosofia moderna é toda a filosofia desenvolvida na chamada Era Moderna, entre o século XV (englobando os períodos finais da Renascença) e o século XIX. ... No entanto, grande parte dos estudiosos atribui o início da filosofia moderna aos pensamentos de René Descartes, no século XVI.
O racionalismo e o empirismo constituem novos paradigmas da filosofia moderna para conhecer a realidade. O que é a razão? Existem vários sentidos de razão no nosso dia a dia. A Filosofia se define como conhecimento racional da realidade natural e cultural, das coisas e dos seres humanos.
Para restaurar o ideal filosófico da possibilidade do conhecimento racional verdadeiro e universal, a filosofia moderna propôs três mudanças teóricas principais: ... A natureza, a partir de Galileu, "está escrita em caracteres matemáticos, e para lê-los é preciso conhecer matemática."
O pensamento medieval diz respeito ao período medieval, compreendido de 476 d.c. (queda do Império Romano no Ocidente) e 1453 d.c. (queda do Império Romano no Oriente). ... O pensamento moderno diz respeito ao período moderno, compreendido entre 1453 d.c. e 1789 d.c. (início da Revolução Francesa).
O homem moderno acha conveniente se afastar da filosofia, por conta da democracia na qual vivemos que além de ser corrupta, está nas mãos de poucos que determinam a vida política, econômica e social de muitos.
Ainda há a paternidade, o desejo de ser pai. Na verdade, o homem não quer dar coisas a seus filhos. Ele deseja que seus pequenos sejam uma extensão dele, pessoas melhores que ele, bem sucedidas profissionalmente e afetivamente.