Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.
O sol é a fonte energética sustentável mais segura e abundante disponível ao homem. Ela se manifesta de duas formas: luz e calor. Enquanto o calor é utilizado para aquecimento da água através dos sistemas solares térmicos, a sua luz é cada vez mais utilizada para geração elétrica.
A energia sustentável é a energia obtida a partir de recursos inesgotáveis e, por definição, é a energia que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Exemplos de energia sustentável são a energia solar, eólica e hídrica.
A energia solar pode ser considerada como uma fonte sustentável porque não polui durante seu uso, é renovável, os sistemas necessitam de manutenção mínima e é muito útil em lugares remotos e de difícil acesso.
Desvantagens das Energias Renováveis
As fontes de energia renováveis são consideradas uma alternativa ao modelo energético atual, visto que seu uso causa menos impactos negativos ao meio ambiente. Algumas fontes de energia renováveis são consideradas limpas e têm bom custo-benefício. Além disso, podem regenerar-se em um curto espaço de tempo.
O aproveitamento dos raios solares para a geração de energia é uma das formas menos nocivas ao meio ambiente. Geralmente quando se fala em energia solar, vem à mente as placas que captam os raios do sol para transformá-los em energia elétrica.
As fontes de energia sustentáveis estão enquadradas nas que menos danificam o meio ambiente, como a energia solar, energia eólica, energia maremotriz, etc. A geração de energia elétrica por meio de combustíveis petrolíferos e a exposição de gases tóxicos, são os que mais danificam.
Petróleo - Uma fonte de energia que precisa que ocorra uma queima, liberando assim muitos gazes que agridem fortemente o meio ambiente. Gás natural - Utilizada em termoelétricas, libera também muitos gazes tóxicos em sua queima, sendo eles prejudiciais ao meio ambiente. Energia solar - Utiliza a luz proveniente do sol.
Além de emitir mais gás carbônico – responsável pelo aquecimento global –, causa poluição local, emitindo substâncias como enxofre e óxido nitroso, que afetam a respiração. Hoje em dia, há filtros capazes de reduzir esses efeitos, mas eles encarecem a construção das usinas.
– Apagar a luz quando não tiver ninguém no ambiente. – Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED. – Acumular roupas para passar todas de uma só vez. – Alternar a chave do chuveiro para a posição verão quando estiver muito quente.
Resposta. Resposta: A produção de energia elétrica está associada a impactos negativos como poluição atmosférica, alagamento de áreas e até acidentes nucleares.
São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente. Exemplos de energia não renováveis: Combustíveis fósseis: como o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural; Energia Nuclear: que necessita urânio e tório para ser produzida.
Resposta. A fonte de energia que mais polui o ambiente é a energia de combustíveis derivados do petróleo e do carvão, e a energia que menos polui o ambiente é a energia hidroelétrica, emitindo até no máximo 4 gramas de Gás Carbônico.
5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil