ESPECIALIDADES / Patologias da Coluna Vertebral
Abaixo apontamos as principais origens deste problema.
7 problemas na coluna mais comuns
Incômodos nas pernas, nos braços e até aquela dor de cabeça persistente podem estar ligadas a problemas de coluna....Dor na coluna: veja como identificar o problema através dos sintomas
Dor durante a noite, levando muitas vezes a pessoa a acordar na segunda metade da noite. Rigidez matinal com duração superior a 30 minutos. Dor prolonga-se por mais de 3 meses. Dor glútea (região das nádegas) alternante.
Rotação cervical Pode ser realizada a qualquer hora do dia sempre que quiser, sentado ou de pé, mantendo a postura adequada, com os braços posicionados ao lado do corpo. Você deve girar a cabeça para um dos lados em direção ao ombro e depois realizar o mesmo movimento para o lado oposto.
O importante é sempre aliviar o impacto na coluna, para não piorar o quadro.
A musculação é muito boa para quem tem problemas na coluna. "Ela irá ajudar a fortalecer a musculatura do core, abdômen, quadril e lombar. Essas três musculaturas precisam estar fortes para que a coluna fique bem estável", explica Andrade.
A pergunta “quem tem hérnia de disco pode fazer academia?” é muito comum e a resposta é SIM! Quem tem hérnia de disco pode praticar exercícios físicos, seja musculação, Pilates, RPG… desde que sob orientação de um professor de Educação Física ou Fisioterapeuta.
Treinos aeróbicos Para quem já tem problemas de coluna, o ideal é passar longe de exercícios de alto impacto, como a corrida. Os mais recomendados são a caminhada, o transport e a bicicleta ergométrica. No entanto, se a pessoa tem uma complicação no cóccix, a bicicleta ergométrica já passa a não ser cogitada.
Alongamento de coluna Sente-se com os joelhos dobrados e glúteos apoiados nos calcanhares. Mantenha as costas e pescoço alinhados, com olhar para frente. Erga os braços acima da cabeça e leve-os para frente o máximo que puder, deixando o tronco paralelo ao chão. Mantenha a posição por 30 a 60 segundos.