Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores.
Estames são apêndices da flor onde estão presentes os polens. Geralmente são divididos em duas partes: antera e filete. O conjunto de estames da flor é denominado de androceu. ... O conjunto de estames da flor é denominado de androceu.
Androceu: órgão reprodutor masculino da flor formado por um conjunto de estames, cujo número varia de nenhum a dezenas, dependendo da espécie da flor. Os estames são formados pelo filete e pela antera. É na antera que encontramos os grãos-de-pólen.
Carpelos são folhas modificadas, em que se formam os gametas feminios da flor. Um ou mais carpelos formam uma estrutura em forma de vaso, o pistilo. Este apresenta uma região basal dilatada, o ovário, do qual parte um tubo, o estilete, que termina em uma região dilatada, o estigma.
3- As sementes poderão demorar de 4 a 16 semanas para germinar, dependendo da variedade. Provavelmente somente 30% das sementes germinarão. 4- Depois que as sementes germinarem, plante as mudinhas em pequenos copinhos e deixe crescer até uns 10 cm e transplante para um vaso maior.
Ainda conforme ele, o tamanho normal de uma roseira está 1m e 2,5m, o que impede que o caule se quebre ou “deite” com o vento, além de facilitar a cultura da mesma.
A roseira necessita rega constante, mas o solo não deve ficar empapado – é preciso ter uma boa drenagem. Apenas a terra deve ser molhada, evitando-se cobrir a parte aérea com água. A planta deve receber sol direto, evitando sombra, cantos escuros e ambientes internos.
Os cuidados gerais a ter com as mini rosas são, as regas que devem ser controladas, isto é deve manter a terra sempre úmida mas não encharcar com água. Quando o tempo estiver mais quente a rega deve ser diária para o solo não secar completamente, nas estações do ano mais frescas deve regar apenas 2 vezes por semana.
Após plantar a roseira, adubações posteriores serão feitas com adubo granulado NPK formulação 4-14-8. Ainda no inverno, podando ou não sua roseira, adube com cerca de 100 gramas por vaso. Poderá incorporar o adubo no substrato, dando antes uma aerada com pazinha, assim os nutrientes e a água penetrarão melhor.
A Calda Bordalesa é uma mistura caseira que pode ser um grande aliado no combate à ferrugem. Ela é a mistura de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água.
Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês. Se não encontrar cavalinha, experimente fazer a calda de camomila que é ensinada neste programa para a Rádio Globo SP.
Se a mancha preta é um problema recorrente em sua área, você pode precisar pulverizar suas plantas semanalmente, começando no início da primavera. → Spray de bicarbonato de sódio – Dissolva 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em água quente de 1 litro.
-> Se a roseira estiver com flores murchas e folhas amareladas, acrescente mais adubo ao substrato; -> Se preferir, compre um substrato novo, que contenha novos nutrientes (prefira o poroso ao compacto). Com esses cuidados, sua roseira irá se recuperar de 10 dias a 2 semanas.
A fumagina é facilmente controlada com poda de limpeza e controle das cochonilhas com óleo mineral de Neem. Não aplicar durante o período de floração e nas horas mais quentes do dia.
O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.
Então para deixar suas plantas que preferem solos ácidos vistosas, você pode utilizar vinagre. Para isso basta adicionar uma xícara de vinagre branco em 4 litros de água e regar suas plantas uma vez por semana com a solução.
Use vinagre como tratamento de fungos ou pulgões nas plantas. Experimente usar uma mistura de vinagre com água (através de um borrifador) para retirar pulgões e outros insetos que se manifestam como verdadeiras pragas nas folhas das plantas.
FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.