Quais as principais ferramentas de planejamento estratégico?
5 ferramentas estratégicas para empresas
Ferramentas de marketing estratégico
Toda empresa necessita de ferramentas de gestão visando auxiliar os processos e beneficiando toda a equipe e negócio.
As ferramentas de planejamento estratégico tratam-se de métodos desenvolvidos para planejar o curso de um projeto. Elas são pensadas especialmente para não deixar nenhum detalhe importante de lado. Um planejamento adequado pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.
Conheça 5 Técnicas de Planejamento Estratégico
Melhores ferramentas de planejamento estratégico
A ferramenta mais utilizada para a realização do diagnóstico estratégico é a Análise SWOT, na qual o gestor deve listar todas as forças, fraquezas, ameaça e oportunidades que conseguir identificar na empresa e em seus stakeholders.
O 5W2H é uma ferramenta de produtividade que consiste em um conjunto de sete diretrizes. Assim, a metodologia 5W2H usa uma série de perguntas em inglês, que visam a ajudar os profissionais a fazerem o planejamento de projetos, de estratégias ou de atividades com mais praticidade e clareza.
Para analisar o mercado e as condições estruturais de sua empresa será feita uma pesquisa de mercado, utilizando como ponto inicial a Ferramenta SWOT que analisa as Forças, as Fraquezas, as Ameaças e as Oportunidades da empresa no mercado.
As ferramentas de diagnóstico de mercado são instrumentos que ajudam profissionais a conhecerem a sua essência e o ambiente em que a empresa está inserida. É possível também entender peculiaridades do microambiente, como características da empresa, seus fornecedores e clientes. ...
Veja como fazer isso:
O Diagnóstico de Mercado é realizado com base em uma análise qualitativa do mercado de atuação, principais concorrentes, identificação da existência, ou não, de alinhamento entre o propósito da empresa e a experiência oferecida pela marca aos seus usuários.
Ferramentas de diagnóstico organizacional para avaliar o seu negócio
Diagnóstico organizacional é uma radiografia da situação atual da empresa e de seu sistema de gestão. Pode ser desenvolvido com uma abordagem mais geral de todo o contexto da gestão ou ter focos específicos em determinados processos.
Também chamada de diagnóstico empresarial, esta ferramenta de gestão serve para analisar a empresa como um todo e determinar a saúde de cada departamento. Em outras palavras, com o diagnóstico organizacional é possível descobrir qual área está mais produtiva e bem organizada, e qual necessita de melhorias.
Como o próprio nome diz, o Diagnóstico Organizacional é uma ferramenta que investiga aspectos relacionados à produtividade dos setores de uma empresa. A partir da investigação, o diagnóstico apresenta um retrato de como estão os níveis de produtividade de cada uma das equipes e setores do negócio.
O Diagnóstico Organizacional consiste na primeira etapa de um processo de consultoria ou assistência técnica e procura proporcionar à organização as condições necessárias para a melhora do seu desempenho para que atinja níveis bem mais satisfatórios.
Caracteriza-se uma necessidade urgente de adaptar esses métodos às necessidades sociais e organizacionais, superando as limitações dos métodos científicos tradicionais. Uma proposta para melhor compreensão organizacional seria a utilização do Diagnóstico Organizacional Participativo.
O clima organizacional é um retrato da realidade da empresa e influencia na produtividade. ... Por isso, é importante medir aspectos do trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que trabalham na sua empresa e que influenciam na motivação e no comportamento das pessoas.
Veja aqui alguns fatores que podem ser manifestados na avaliação do clima organizacional:
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional em 4 passos
Conheça abaixo quais são os 3 tipos de clima organizacional: Clima organizacional bom; Clima organizacional médio; Clima organizacional ruim.
Por esse motivo, o clima organizacional impacta diretamente os indicadores de desempenho da empresa, como rotatividade, motivação, engajamento e produtividade. Para não haver ruídos entre o que “escrito e o praticado” nas empresas é importante que haja coerência em suas estratégias e em suas ações.
Clima organizacional é a percepção coletiva da organização, que afeta a qualidade do ambiente de trabalho, e, consequentemente, a satisfação e rendimento dos colaboradores. Por meio de experiências diversas, o empregado cria uma impressão que pode favorecer ou não o clima do ambiente compartilhado.
Os principais tipos de clima do mundo são: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido. O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática.